
O cultivo da cana-de-açúcar no Brasil teve início na década de 1530, quando foi plantada pela primeira vez pelos portugueses.
Desde então, o açúcar tem sido parte integrante da história social, política e econômica do nosso país.
Com 21% da produção global, o Brasil é o maior produtor mundial de açúcar. O adoçante produzido por nossas associadas tem como destino as indústrias: alimentícia (tanto para consumo direto quanto ingrediente de outros alimentos), de bebidas e farmacêutica.
Atualmente, mais de 100 países produzem açúcar tendo a cana como base.

DO BRASIL PARA O MUNDO
Aproximadamente 70% do açúcar produzido no Brasil é exportado, correspondendo a 42% das exportações mundiais. O adoçante brasileiro chega a mais de 100 países ao redor do mundo, ajudando a combater a desnutrição, sendo uma importante fonte natural e acessível de energia para as pessoas.
Mesmo comercializado no mercado livre, o açúcar enfrenta um mercado extremamente protegido, principalmente nos países desenvolvidos, com a imposição de altas cotas tarifárias.
O Brasil é membro da Aliança Global para a Reforma e Liberalização do Comércio do Açúcar, que busca melhorar o ambiente de comércio mundial de açúcar.
TIPOS DE
AÇÚCAR

Açúcar Demerara
O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico, por isso seus grãos são marrom-claros. Possui valor nutricional alto, parecido com o do açúcar mascavo.

Refinado Icumsa 45
Também conhecido como açúcar branco, é submetido a um processo de refinamento preservando a sacarose e deixando-o com a coloração branca, saboroso e fácil de dissolver. O termo Icumsa se refere a um padrão internacional de pureza e grau de brancura.

Cristal Branco
É apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, mais difíceis de serem dissolvidos em água. Passa por leve processo de refinamento. É mais apropriado para o uso culinário.

Açúcar Orgânico
Cultivado com as melhores práticas orgânicas, possui as mesmas calorias do açúcar comum, mas preserva parte dos nutrientes presentes na cana-de-açúcar. Por não ser refinado, é mais grosso e mais escuro.

Açúcar VHP
É o açúcar bruto, ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, por isso sua cor é mais escura. Principal tipo exportado, o açúcar VHP (do inglês “Very High Polarization”) é usado como matéria-prima para outros tipos de açúcar e processos de industrialização.

Açúcar VVHP
Assim como o VHP, é usado como matéria-prima para refinarias de açúcar, não sendo indicado ao consumo direto pelos consumidores. Possui uma polarização mais alta do que o VHP (99,6°z). A sigla VVHP significa “Very Very High Polarization”.
Navegue pelo OBSERVATÓRIO DA CANA e tenha acesso aos principais números do setor
SAIBA TUDO SOBRE O
AÇúCAR

Moagem atinge 595 milhões de toneladas no Centro-Sul
Moagem deve, ao final do mês de novembro, alcançar a marca de 605 milhões de toneladas. Volume registrado pela última vez no ciclo 20/21.
ler mais
Produção de etanol hidratado cresce 54% na quinzena
Volume de etanol hidratado produzido no período atingiu a marca de 1,04 bilhão. No acumulado da safra, crescimento é de 9%.
ler mais
Venda de etanol hidratado cresce 18% em setembro
Setembro registrou o maior consumo mensal de etanol hidratado em 2023. Foram comercializados 1,65 bilhão de litros.
ler mais