fbpx

ANDRÉ ELIA NETO

Consultor Ambiental e de Recursos Hídricos

Assessor nas áreas de Meio-Ambiente e Recursos Hídricos atua como representante da UNICA e do SIFAESP no Comitê de Meio-Ambiente da UNICA e na a Câmara Ambiental do Setor Sucroalcooleiro, que desenvolve seus trabalhos no âmbito da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio-Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). É membro titular no Conselho de Recursos Hídricos representando a UNICA e participa dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado de São Paulo.

É engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), em 1977, com especializações em hidráulica, meio ambiente e recursos hídricos, obtidas por cursos de especialização e de pós graduação por diversas entidades (USP, FAAP, Cetesb, Federal de Sta. Catarina, entre outras).

Trabalhou na Cetesb-SP de 1978 a 1982 na fiscalização e análise de projetos de tratamento de efluentes industriais. De 1982 a 2012 trabalhou no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) nas áreas de P&D e de assessoria às usinas de açúcar e etanol em projetos de licenciamento ambiental, tratamento de águas e efluentes, estudos de impactos ambientais, sistemas de reuso de água, monitoração de solo e de água subterrânea, biodigestão e concentração de vinhaça, reuso e disposição de resíduos sólidos, etc.

Apresentou trabalhos técnicos em congressos e seminários e proferiu palestras em cursos a várias entidades, destacando se o Curso de Engenharia Açucareira do CTC e curso de Mestrado Profissional de Agronegócio da FGV. Participou como representante brasileiro pela UNICA do Grupo de Trabalho da Indústria no estabelecimento dos indicadores BONSUCRO. Foi co-autor dos livros “A Energia da Cana-de-Açúcar”, publicado pela UNICA e “Biomass Power Generation – Sugar Cana Bagasse and Trash”, publicado pelo CTC.

Foi autor e coordenador técnico do “Manual de Conservação e Reúso de Água na Agroindústria Sucroenergética”, publicado pela UNICA, CTC, FIESP e ANA.