fbpx

Eduardo Leão de Sousa

Diretor Executivo

É diretor Executivo da UNICA desde outubro de 2007. Entre 2003 e 2007, foi economista-Sênior e coordenador Regional dos Programas em Agricultura e Meio Ambiente do Banco Mundial. Durante o período entre 1999 e 2002, foi coordenador-Geral de Produtos Agrícolas e Agroindustriais do Ministério da Fazenda, onde era responsável pelo acompanhamento de políticas agrícola e agroindustrial, incluindo questões relacionadas a crédito agrícola, abastecimento, políticas de defesa da concorrência e comercial no agribusiness, além de negociações internacionais.

Como pesquisador-Sênior em Economia Agrícola na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), integrou o Programa de Estudos dos Negócios dos Sistemas Agroindustriais (PENSA/USP). Também coordenou o Departamento de Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP).

É Bacharel em Engenharia Agronômica, mestre e doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da USP. Atualmente, é membro do Commodity Advisory Group da Bolsa de Futuros Liffe (NYSE Euronext), World Sugar Committee da ICE Futures U.S. (ex-NYBOT), Comitê-Executivo do World Sugar Research Organization, Conselho Superior do Agronegocio da FIESP e Comitê-Executivo do World Trade Center.