A cana-de-açúcar cada vez mais se destaca como uma economia circular e sustentável. Exemplo, é a produção de biogás a partir da vinhaça e torta de filtro, subprodutos da fabricação de etanol e açúcar.
O gás, resultante da decomposição da matéria orgânica por bactérias, pode ser usado para a geração de bioeletricidade ou purificado e transformado em biometano, que apresenta as mesmas características do gás natural ou ser substituto do diesel. Como combustível renovável, o biometano emite até 95% menos gases que agravam o efeito estufa do que o combustível fóssil.

O setor sucroenergético tem potencial técnico para ofertar ao Sistema Integrado Nacional (SIN) 17,6 mil GWh de bioeletricidade gerada a partir do biogás. Volume é suficiente para atender 12% do consumo residencial do Brasil em 2021.
17,6
MIL GWH
POTENCIAL TÉCNICO DE GERAÇÃO
70% 
DO CONSUMO DE DIESEL DO ESTADO DE SP
Segundo projeções da Empresa de Projeções Energéticas (EPE), se toda a vinhaça e torta de filtro forem integralmente destinadas para a biodigestão, o setor sucroenergético tem potencial para produção de 3,9 bilhões de Nm3, volume capaz de substituir 70% do diesel consumido no estado de São Paulo.
Navegue pelo OBSERVATÓRIO DA CANA e tenha acesso aos principais números do setor
SAIBA TUDO SOBRE O
BIOGÁS

Geração de bioeletricidade à rede cresce mais de 8%
Oferta de bioeletricidade sucroenergética foi de 15.228 GWh, o que atende o consumo anual de energia elétrica de quase 8 milhões de moradias.
ler mais
Setor sucroenergético amplia em 7% oferta de energia elétrica
De janeiro a julho, setor disponibilizou quase 10 milhões de MWh, o suficiente para abastecer mais de 5 milhões de residências.
ler mais
Palmeiras é primeiro time a conquistar o Selo Energia Verde
Certificação é concedida pela Unica para empresas e instituições que comprovam aquisição de energia proveniente de fontes renováveis.
ler mais