fbpx

Prêmio do Valor Econômico por usina Bela Vista ilustra avanços

21 de setembro de 2011

Ângelo Bazan (no centro), presidente da Usina Bela Vista recebe o Prêmio das mãos dos diretores do Valor Econômico, Nicolino Spina e Vera BrandimarteA Usina Bela Vista, do Grupo Bazan, foi apontada como destaque do setor sucroenergético pela edição deste ano do Anuário “Valor 1000”, publicado pelo principal diário de economia e negócios do País, o jornal Valor Econômico. Para o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, a premiação é “um justo reconhecimento, que valoriza uma empresa tradicional e exemplar por seu desempenho e preocupação em avançar com produtividade e sustentabilidade.”

A equipe editorial do anuário considerou diferentes critérios de desempenho para chegar à escolha, incluindo rentabilidade e receita líquida, sustentabilidade, lucro da atividade e geração de valor. A Usina Bela Vista obteve a melhor pontuação, considerando seu crescimento sustentável e liquidez corrente. A Copersucar ficou em segundo lugar.

Segundo o diretor presidente do Grupo, Angelo Bazan, a conquista do reconhecimento se deve à gestão da empresa. “Somos eficientes, e isso não é pouco, se for considerado que estamos rodeados por tantas multinacionais e empresas de grande porte e competência,” explica. O executivo também destacou que a ênfase dada pela usina à propriedade da terra e ao cultivo de sua própria cana foi decisiva para o resultado final. Criado em 1942 pela família Bazan, o Grupo iniciou suas atividades produzindo aguardente. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, a empresa passou a ter no etanol seu produto mais rentável a partir de 1983.

Na década de 90, a usina ganhou uma unidade de fabricação de açúcar e em 2002, adquiriu a Usina Bela Vista, ampliando a produção do adoçante e evoluindo até tornar-se, atualmente, a maior empresa exportadora de açúcar branco do mundo. Juntas, as duas unidades do Grupo Bazan processaram 7,07 milhões de toneladas de cana-de-açúcar em 2010.

É a segunda vez que uma empresa do Grupo Bazan é premiada pelo periódico. A primeira foi em 2007, com a Usina Bazan. Promovido pelo Valor em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas – EAESP/FGV-SP – e com a Serasa Experian, o Prêmio, em seu 11º ano, destaca as empresas mais eficientes em 25 setores da economia brasileira. A cerimônia de premiação foi realizada no final de agosto.

Para conhecer mais sobre o Anuário Valor 1000, clique aqui.