fbpx

Cortadores de cana iniciam cursos de requalificação profissional

14 de julho de 2010

Soldadores, eletricistas de caminhão e mecânicos de trator: estas serão as futuras profissões de 130 trabalhadores rurais que atuam no corte e plantio manual da cana-de-açúcar na região de Araçatuba. Eles iniciaram nesta segunda-feira (12/07) os cursos de requalificação profissional que integram o Projeto RenovAção, iniciativa inédita no setor sucroenergético, cujo objetivo é equipar até sete mil cortadores de cana para outras funções dentro ou fora do setor sucroenergético.

O RenovAção é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A requalificação dos trabalhadores envolvidos com o corte manual de cana é necessária devido ao avanço da mecanização em função do fim da queima, previsto para 2017 no estado de São Paulo de acordo com o Protocolo Agroambiental assinado entre o setor e o Governo do Estado.

O lançamento oficial do Projeto para a região de Araçatuba ocorreu no Centro Cultural e Educacional da usina Clealco, associada da UNICA na cidade de Clementina. O espaço, que abrigará aulas teóricas e práticas dos cursos, foi construído em 2009 com o objetivo de profissionalizar funcionários da empresa.

Segundo o diretor de Recursos Humanos do Grupo Clealco, José Antonio Basseto Junior, ações sociais como o RenovAção são essenciais para que o setor alcance a sustentabilidade na produção da cana-de-açúcar e seus produtos derivados.

“O Projeto veio de encontro a uma política já desenvolvida, por isso fizemos questão de apoiar,” observa Basseto. Segundo ele, o Grupo Clealco, a exemplo de diversos outros do setor sucroenergético, já pratica a requalificação de seus cortadores de cana para trabalharem em outras funções na empresa. “No ano passado, 80 de nossos colaboradores foram requalificados por um programa de treinamento institucional,” destacou.

Também participaram do evento em Araçatuba o diretor Superintendente da Clealco, José Carlos Escobar,  além dos gerentes de Manutenção Corporativa e Agrícola do Grupo Cosan, Carlos Martins e Cassio Manin Paggiaro, e representantes das usinas Batatais, Pioneiros, Interlagos e Ipiranga, todas associadas à UNICA. Maria Luíza Barbosa, assessora de responsabilidade social corporativa da UNICA e Aline Silva, assistente de coordenação do Projeto RenovAção também estiveram presentes no evento.

A região é a sexta a receber os cursos de requalificação profissional do RenovAção. Diversos treinamentos já estão ocorrendo em Ribeirão Preto e Presidente Prudente, Bauru e Lençóis Paulista, Assis e São José do Rio Preto.