Cerca de 30 diplomatas brasileiros lotados em postos estratégicos em consulados e embaixadas no exterior estão no Brasil participando do “Programa de Imersão no Agronegócio”, organizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para melhor equipar esses profissionais para abordar temas ligados ao agronegócio brasileiro. O programa teve início no dia 06/07/2009 em Brasília e se estende até 16/07, com paradas em Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Paraná.
Durante a passagem por São Paulo nesta terça-feira (13/07/2009), os diplomatas assistiram a uma radiografia do setor sucroenergético brasileiro, apresentada pelo presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank. “Fiquei impressionado com o interesse dos participantes, especialmente em relação ao trabalho internacional da UNICA, através dos escritórios de Washington e Bruxelas,” comentou Jank.
Em sua apresentação, Jank detalhou o crescimento do setor nos últimos anos, as vantagens competitivas do etanol brasileiro comparado com os produzidos em outras partes do mundo e a importância da cana-de-açúcar no elevado componente de energias renováveis na matriz energética brasileira. O potencial para expandir a presença do etanol brasileiro no mundo foi extensamente analisado.
A parada em São Paulo incluiu uma visita à Usina São João, em Araras, onde os diplomatas conheceram todos os aspectos da produção de açúcar e etanol, dos aspectos agrícolas aos industriais.