fbpx

Diretor da UNICA defende comunicação transparente em encontro

25 de fevereiro de 2013

Uma troca de experiências e uma série de novos aprendizados, para benefício de todos os participantes e de quem ler o relato sobre o encontro, a ser publicado em um dos principais anuários do País dedicados a jornalistas. Assim o diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Adhemar Altieri, definiu os encontros promovidos pela agência Mega Brasil sobre o tema “Novo Cenários – Os desafios do Jornalismo de Economia para as fontes e a imprensa,” realizados nos dias 05 e 07 de fevereiro no espaço Gastronômico da Unimed Seguros, em São Paulo.

Os dois encontros reuniram jornalistas e executivos de Comunicação para discutir o relacionamento entre fontes de informação e os profissionais de imprensa. “A UNICA é hoje uma das entidades brasileiras mais procuradas por jornalistas, por isso a importância de participarmos desse tipo de evento. É uma forma de trocar conhecimento com outras empresas e associações sobre o trabalho desenvolvido junto aos veículos de comunicação,” destaca Altieri.

Para ele, a forma como evoluiu o trabalho dos veículos de comunicação requer rapidez, transparência e eficiência no atendimento por parte de empresas e entidades. “Antigamente o repórter tinha mais tempo para concluir sua matéria. No caso dos que trabalhavam em jornais, tinha o dia todo, pois o fechamento ocorria apenas no início da noite, para a edição do dia seguinte. A internet igualou os diversos veículos, que agora, com poucas exceções, trabalham em ritmo de fechamento o tempo todo. É imprescindível ter isso em mente para prestar um atendimento que efetivamente apóie o trabalho dos veículos,” afirma.

UnicaData

Uma das ferramentas de comunicação elaboradas pela UNICA para atender a essa nova realidade chamou a atenção dos participantes do encontro. Trata-se do UnicaData, área do site da entidade dedicada ao fornecimento de dados e estatísticas técnicas e econômicas atualizadas sobre o setor sucroenergético. No ar desde maio de 2012, a ferramenta digital, recebeu mais de 48 mil visitas em seus primeiros seis meses de existência.

“O UnicaData foi criado justamente para agilizar o acesso a informações especializadas sobre a indústria da cana, que sempre são objeto de inúmeros pedidos da mídia. O resultado até aqui mostra que a maioria dos jornalistas aprova essa solução, que simplifica o acesso a boa parte dos dados produzidos pela UNICA,” explicou Altieri.

UNICA na mídia

O trabalho diário de atendimento às demandas de mídia também foi foco da discussão. No caso da UNICA, o atendimento é realizado previamente pela agência de relações públicas e assessoria de imprensa Companhia de Notícias (CDN), que identifica as necessidades de cada jornalista e as repassa ao Departamento de Comunicação da entidade para atendimento. Em 2012, do volume total das solicitações recebidas, mais de 83% foram atendidas pelos executivos e porta-vozes da UNICA, que concederam cerca de 1.000 entrevistas ao longo do ano.

“A relação entre a comunicação corporativa de uma empresa ou entidade e um profissional de redação é estabelecida no decorrer do tempo. Para que ela exista é necessário respeito, transparência, ética, seriedade e confiança de ambas as partes. Para manter este canal sempre aberto com a mídia, procuramos atender todas as solicitações com rapidez e clareza.  Assim como eu, parte da equipe da UNICA também já atuou em veículos de comunicação, o que facilita o entendimento das necessidades dos jornalistas que nos procuram,” explicou Altieri.

O resumo dessa troca de idéias será tema de um texto do jornalista Dario Palhares, para publicação na edição 2013 do Anuário Brasileiro da Comunicação Corporativa. O guia será lançado no dia 24 de abril, durante a 16ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, em São Paulo.

Altieri representou a UNICA no primeiro de dois encontros, realizados nos dias 5 e 6 de fevereiro com moderação de Eduardo Ribeiro, diretor da agência Mega Brasil e de um de seus veículos, a newsletter Jornalistas&Cia. Além de Altieri, participaram do primeiro encontro os executivos Fernando Poyares da Unimed Seguros, Junia Nogueira de Sá da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Marcello D’Angelo da empreiteira Camargo Corrêa, Renato Gasparetto da Gerdau e os jornalistas Ana Estela de Sousa Pinto do jornal Folha de S.Paulo, Eduardo Salgado da revista Exame, Germano de Oliveira do jornal O Globo, José Paulo Kupfer do jornal O Estado de S.Paulo e Rejane Aguiar Leal do Diário do Comércio.

A segunda rodada contou com os executivos de comunicação Alexandre Alfredo da GE, Ediana Balleroni da Telefônica/Vivo, Elisa Prado da Tetra Pak, Marcelo Mendonça da TAM e Valter Brunner da Syngenta, com os jornalistas Carla Jimenez da revista IstoÉ Dinheiro, Liliana Lavoratti do jornal DCI e Fatima Turci da Record News.