Veículos movidos a etanol se destacaram na principal competição off-road realizada no Brasil, o 19º Rally Internacional dos Sertões, com a conquista dos 3º e 4º lugares na classificação geral. Houve ainda uma forte disputa pela primeira colocação da categoria Pró-Etanol, que este ano contou com o dobro dos competidores (12) em relação ao ano anterior.
Após percorrerem mais de quatro mil quilômetros de Goiânia (GO) a Fortaleza (CE) entre os dias 09 e 19 de agosto, os carros movidos a etanol mostraram eficiência e competitividade em uma das principais provas do gênero do automobilismo mundial. Pelo segundo ano consecutivo, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) participou com apoio institucional ao experiente piloto Klever Kolberg e o navegador Flávio Marinho de França. A dupla conquistou o terceiro lugar entre os carros nos Sertões 2011 e também venceu, pelo segundo ano seguido, a Pró-Etanol, categoria criada em 2010.
“Apostamos na proposta do carro a etanol, um conceito mais barato, que possibilita aos competidores buscar uma evolução de seu equipamento a custos mais realistas,” destaca Kolberg. O piloto, que possui quatro títulos no Rally dos Sertões, chegou à liderança da categoria Pró-Etanol após disputa acirrada com Reinaldo Varela e Eduardo Bampi, ambos da equipe Mitsubishi, 4ª colocada na classificação geral.
Varela foi o líder até a nona etapa, realizada no município de Coivaras (GO), onde teve problemas mecânicos em sua Mitsubishi L200 Triton SR. Assim, o carro campeão dos Sertões em 2010 foi superado pela Mitsubishi L200 RS de Kolberg, que abriu uma grande diferença até a linha de chegada.
Já a vitória da categoria Carros ficou com Guilherme Spinelli e Youssef Haddad pelo segundo ano seguido, pilotando o protótipo importado Mitsubishi Lancer. Spinelli terminou a prova com mais de 20 minutos de vantagem para a BMW X3 pilotada por Paulo Nobre (Palmeirinha) e Felipe Palmeiro.
“O etanol vem se consolidando como alternativa limpa e barata em competições automobilísticas nos últimos tempos. Em relação a este evento em particular, notamos que de 60 carros inscritos 10 foram com motor a etanol,” explica Leandro Pampin, gerente de Marketing da UNICA.
Veja, abaixo, os cinco primeiros classificados nas categorias “Carros” e “Pró-Etanol”:
Categoria “Carros”
1) Guilherme Spinelli/Yousseff Haddad – 29h23min39s
2) Paulo Nobre/Filipe Palmeiro – 29h47min37s
3) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França – 30h06min23s
4) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi – 31h36min51s
5) Luiz Stédile/Deco Muniz – 32h47min33s
Categoria Pró-Etanol
1) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França – 30h60min23s
2) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi – 31h36min51s
3) Luis Carlos Nacif/Humberto Ribeiro – Piauí – 34h29min06s
4) Luiz Aguiar F./Sérgio Bessa – 39h12min38s
5) Leandro Torres/Henrique Arena – 40h29min52s