O uso crescente de etanol como combustível no Brasil tem reduzido significativamente a quantidade de gás carbônico (CO2) emitido na atmosfera, o que ajuda a combater as conseqüências do efeito estufa. De março de 2003, quando foram lançados os carros flex-fuel no País, até setembro deste ano, a frota de veículos flex do País deixou de emitir 42,5 milhões de toneladas de CO2 de acordo com o Carbonômetro, instrumento criado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para ilustrar os benefícios ambientais do etanol de cana em relação à gasolina.
O Carbonômetro funciona no site www.etanolverde.com.br, criado para dar apoio à campanha publicitária do setor sucroenergético em 2008. Na homepage do site, o Carbonômetro totaliza o volume estimado de toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas devido ao uso do etanol na frota brasileira de carros flex . O CO2, junto com outros gases que resultam da queima de combustíveis, provoca o chamado efeito estufa, responsável pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas.
O etanol, especialmente o de cana-de-açúcar, emite menos CO2 na atmosfera, desde a sua produção até o uso como combustível nos carros flex. “Em comparação com a gasolina, o etanol é menos poluente, emitindo cerca de 90% menos CO2”, explica Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA.
“A gasolina pura, é um combustível fóssil, que emite uma grande quantidade de CO2 para mover os carros. Já o etanol de cana é um combustível limpo e renovável, produzido de uma matéria-prima vegetal, a cana-de-açúcar, que captura gás carbônico da atmosfera ao longo de seu ciclo de crescimento, que é renovado anualmente após a etapa de colheita para a produção de etanol”, completou Szwarc.
O Carbonômetro leva em conta que 80% da frota brasileira de carros flex rodam com etanol puro (E100) e 20% usam gasolina que, por determinação legal, contém 25% de etanol no Brasil (E25). O cálculo também considera uma taxa de sucateamento da frota de 1% ao ano, após o primeiro ano de uso de cada veículo, e que as emissões evitadas de CO2 são de 5,16 toneladas por ano pelos veículos flex que utilizam E100 e de 1,08 toneladas anuais pelos carros a E25.
Árvores necessárias
Para se ter uma idéia, a redução de 42,5 milhões de toneladas de CO2 equivale à manutenção, por um período de 20 anos, de uma floresta com 135,6 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica.
O número leva em consideração que 3,2 árvores retiram uma tonelada de CO2 da atmosfera ao longo de 20 anos, estimativa da SOS Mata Atlântica, com apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e da consultoria Key Associados.
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