undefinedEstudantes de escolas públicas têm agora a chance de fazer um intercâmbio cultural no exterior com o projeto “Era uma Vez…Europa”. Organizado pela usina São José da Estiva e com apoio institucional da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), os vencedores embarcam em outubro para a Espanha, onde ficarão dez dias. A viagem é a etapa final do projeto que começou em março.
O objetivo do projeto foi desenvolver o raciocínio, a pesquisa, incentivar o estudo e a criatividade de alunos da 8ª série (9° ano) de escolas públicas das cidades paulistas de Novo Horizonte, Pongai, Sales, Irapuã e Itajobi, além de contribuir para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) destas instituições, já que o foco é incentivar jovens estudantes de 14 e 15 anos que não teriam a oportunidade de fazer um intercâmbio por conta própria.
O programa foi dividido em três etapas com atividades multidisciplinares. Na primeira etapa, “Era uma vez…Redação”, o foco foi o uso da criatividade para desenvolver nos mais de 1.100 alunos participantes a gramática, redação e leitura produzindo textos sobre a capoeira. As 100 melhores redações, escolhidas num concurso, integram hoje o livro “Era uma vez… Redações”, que já foi distribuído em escolas do Brasil e será levado para a Europa.
A segunda etapa, “Era uma vez…Capoeira”, compreendeu seis dias de imersão nas técnicas da capoeira com 100 alunos. Os 20 alunos que se destacaram ao longo do projeto foram escolhidos e a apresentação dos nomes aconteceu no dia 15 de julho numa cerimônia emocionante. “Era uma vez… Europa” consiste no intercâmbio cultural, quando os alunos terão a chance de conviver com os estudantes espanhóis, realizar apresentações de capoeiras nas escolas estrangeiras, compartilhar experiências e realizar atividades culturais.
Maria Luiza Barbosa, consultora de Responsabilidade Social Corporativa da UNICA, explica que todos os professores das séries participantes passaram por um treinamento e seguiram o material didático preparado exclusivamente para o programa. “A iniciativa beneficiou não apenas os 20 alunos que foram premiados com a viagem no final, mas todos os que participaram do projeto, inclusive as próprias escolas, pois sairam municiados com novas experiências e aprendizagens importantes para consolidar o processo pedagógico e educativo,” explica.
O projeto “Era Uma Vez… Europa” é uma realização do Instituto Abaré e Origem Produções, com o patrocínio da Usina São José da Estiva e apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei Rouanet. Outro parceiro importante do projeto é o jogador de futebol Nilmar Honorato, brasileiro joga no Valência e vai receber os alunos para o tour em solo espanhol. Para saber mais acesse o site www.eraumavezeuropa.com.br.