A três dias do final do 26º Salão do Automóvel cresce a movimentação no estande do Projeto AGORA, com filas de participantes se preparando para enfrentar o Labirinto Canavial e visitantes de destaque realizando tardes de autógrafos. Após visitas do piloto Klever Kolberg e do presidente da Bentley, Christophe Georges, nesta quinta-feira (04/11) a atração será o piloto da Stock Car Brasil Nonô Figueiredo, que integra a equipe Cosan Mobil Super Racing. Ele participa de uma tarde de autógrafos a partir das 18 horas.
Enquanto isso, tudo indica que diversos cadastrados para participar do Labirinto Canavial estão esperando até os últimos dias para tentar superar o menor tempo e ficar com o prêmio – um carro flex da escolha do ganhador, no valor de até R$55 mil. O tempo mais rápido diminuiu a cada dia ao longo desta semana, e já está abaixo de impressionantes 22 segundos, ou seja, menos de 4 segundos para debelar cada uma das seis respostas necessárias para completar a participação.
“É interessante constatar que essas pessoas, que estão conseguindo tempos realmente muito baixos, tem se preparado bastante. Em todos os casos, conversamos com elas e ouvimos que elas estudaram o Guia do Etanol, e depois consultaram as telas interativas e assistiram ao filme 3-D que é apresentado continuamente no estande. O resto é a frieza e a habilidade da pessoa na tela interativa que determina,” explica Adhemar Altieri, Diretor de Comunicação Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
Na quarta-feira (03/11), o advogado Raphael Rosengarten, advogado de Itajaí (Santa Catarina) estabelece uma nova marca ao conseguir o tempo de 21 segundos e 625 milésimos. Para chegar à liderança, ele contou que estudou por mais de uma hora o Guia do Etanol, prestou muita atenção nos vídeos da sala interativa e se concentrou ao máximo no momento das perguntas.
Rosengartem veio ao Salão justamente para conhecer as novidades da indústria automobilística, já que está planejando comprar um carro novo. Se até o final do concurso às 14 horas de domingo, dia 7 de novembro, nenhum participante conseguir baixar o tempo do catarinense, ele vai levar pra casa um carro flex zero quilômetro. Os detalhes do concurso e o regulamento completo estão no site www.labirintocanavial.com.br.
Cosan e UNICA
Nesta quarta-feira, o presidente da UNICA, Marcos Jank, recebeu no estande do Projeto AGORA o presidente do Conselho de Administração do Grupo Cosan e conselheiro da UNICA, Rubens Ometto Silveira de Mello, além de cerca de 50 integrantes das equipes de comunicação das empresas associadas à UNICA, dos sindicatos estaduais de Minas Gerais (Siamig) e Paraná (Alcopar) e do CTC, o Centro de Tecnologia Canavieira, de Piracicaba.
“É muito gratificante receber todos este público, falar sobre o que fizemos e a bem sucedida experiência do carro flex. Estou seguro que esta é a primeira de muitas outras participações do AGORA no Salão do Automóvel,” disse Jank.
Velocidade e etanol
A Fórmula Indy, a Stock Car e a fórmula Future FIAT, lançada este ano e idealizada e apadrinhada pelo piloto brasileiro da Fórmula Um, Felipe Massa, são todas categorias que utilizam somente etanol como combustível. No Rally dos Sertões deste ano, o primeiros, segundo e quatro colocados competiram com etanol. Em janeiro, Klever Kolberg foi o primeiro piloto a participar do maior rally do mundo, o Rally Dakar, com um carro movido exclusivamente a etanol. O combustível foi fornecido pela Cosan e disponibilizado ao longo do trajeto, na Argentina e no Chile, para uso da equipe de Kolberg.