26 de outubro de 2007

O presidente da Unica, Marcos Sawaya Jank, e o consultor da entidade, Alfred Szwarc, estiveram presentes no lançamento do projeto BEST, responsável pelo ônibus movido a etanol. O evento, promovido pelo Cenbio (Centro Nacional de Referência em Biomassa) e pelo IEE (Instituto de Eletrotécnica e Energia), também foi acompanhado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; pela secretária de Energia do Estado de São Paulo, Dilma Seli Pena; e pelo presidente do Conselho Gerenciador do Cenbio e coordenador do BEST no Brasil, José Roberto Moreira; entre outros.

 

 

O projeto é uma iniciativa do Cenbio e dos parceiros: BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), SPTrans, Marcopolo, Petrobras, Scania e Unica. De acordo com Moreira, o BEST tem como objetivo incentivar o uso do etanol, em substituição ao diesel, no transporte público urbano no Brasil e no mundo.

 

 

Durante o evento, após o abastecimento do veículo com etanol, procedeu-se uma volta de apresentação do ônibus, que foi acompanhada por profissionais da mídia e representantes de cidades de outros países que participam do projeto: Nanyang (China), La Spezia (Itália), Estocolmo (Suécia), Somerset (Reino Unido), Dublin (Irlanda), Rotterdam (Holanda), Madri e País Basco (Espanha). Na coletiva à imprensa, foram levantados temas como preços, rentabilidade do álcool em relação ao diesel e testes com o novo ônibus.

 

 

Na ocasião, o presidente da Unica afirmou que a entidade está fornecendo o etanol necessário para o projeto e que o uso do biocombustível será benéfico para as cidades que sofrem com a poluição, como São Paulo, já que gera cerca de 80% menos gases poluentes. Jank explicou que, se mil ônibus movidos a diesel fossem substituídos pelos de etanol, o ar deixaria de receber, aproximadamente, 96 mil toneladas de CO2, o equivalente a 15 mil automóveis.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Coca-Cola lança bioplástico à base de cana no interior paulista

Coca-Cola lança bioplástico à base de cana no interior paulista

A PlantBottle, garrafa plástica desenvolvida pela Coca-Cola que substitui parte do petróleo utilizado como insumo por etanol à base de cana-de-açúcar, lançada em 2010 em algumas capitais do Brasil, chega em maio a 60 cidades do interior paulista, algumas delas em importantes regiões canavieiras.

ler mais