fbpx

UNICA é representada durante homenagem a Lula em Londres

10 de novembro de 2009

A premiação concedida ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Chatham House (Instituto Real de Assuntos Internacionais) em Londres na quinta-feira (05/11/2009) foi acompanhada por dois representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA): o presidente da entidade, Marcos Jank, e o conselheiro Rubens Ometto Silveira de Mello, presidente do conselho de administração do Grupo Cosan. Em cerimônia no Banqueting House, Whitehall, com a presença da Rainha Elizabeth II, Lula foi reconhecido como “Estadista do Ano”, uma das mais importantes honrarias do Reino Unido.

Ao receber a distinção, o Presidente Lula afirmou que a homenagem “pertence a todo o povo brasileiro”. Ele disputou a premiação ao lado do ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Saud Al-Faisal bin Abdulaziz al-Saud, e da presidente da Libéria, Elle Johsnson-Sirleaf.

Para Jank, do ponto de vista da indústria brasileira da cana-de-açúcar, trata-se de um reconhecimento amplamente merecido: “Lula tem aproveitado praticamente todas as viagens que faz ao exterior para difundir os principais benefícios do projeto brasileiro de produção e uso em larga escala do etanol de cana, e esse é hoje um grande tema global devido ao forte impacto ambiental do etanol que produzimos em nosso país. Lula tem sido fundamental para que essa mensagem chegue a todas as partes do mundo,” comentou. Jank e Mello participaram da solenidade a convite da Shell.

Fundada em 1910, a Chatham House obteve título real em 1926 e é hoje um dos mais importantes institutos independentes do Reino Unido, líder em discussões sobre relações internacionais. Reconhecida mundialmente, a instituição é uma importante fonte de pesquisa, debates e idéias. Já foram homenageados pelo instituto o presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, o ex-presidente moçambicano Joaquim Chissano, o presidente de Gana, John Kufuor e a socióloga Sheikha Mozah, uma das três primeiras-damas do Catar.