Um projeto que conquistou o 1º lugar na categoria “trabalhos acadêmicos publicados” no 2º Prêmio TOP Etanol em 2011, mereceu recentemente também um lugar de destaque na premiação da publicação eletrônica suíça Remote Sensing. O trabalho ficou com o segundo lugar na premiação “Best Paper Award 2014,” promovida pela publicação dedicada à ciência e aplicação da tecnologia de sensoriamento remoto. A publicação online faz parte do Instituto Multidisciplinar de Publicações Digitais, sediado na Basiléia, na Suíça.
Intitulado “Studies on the Rapid Expansion of Sugarcane for Ethanol Production em São Paulo State (Brazil) Using Landsat Data,” (Estudos sobre a Rápida Expansão da Produção de Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo Utilizando Dados do Landsat) o trabalho foi produzido por Bernardo Friedrich Theodor Rudorff, Daniel Alves de Aguiar, Wagner Fernando Silva, Luciana Miura Sugawara, Marcos Adami e Mauricio Alves Moreira para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A pesquisa revelou as altas taxas de crescimento das áreas de cana plantadas em São Paulo desde o surgimento dos carros flex (2003), além de demonstrar que a prática da queima foi reduzida drasticamente, em atendimento ao Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético. O estudo, que faz parte do Canasat – sistema de monitoramento remoto via satélite das áreas de produção de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil, produziu resultados muito relevantes para os debates sobre a sustentabilidade da produção de etanol de cana-de-açúcar.
“O trabalho da equipe do INPE é mencionado como fonte de informações por vários dos projetos que recebemos nas demais edições do Prêmio TOP Etanol, que em seu quinto ano consolida-se cada vez mais como uma referência dentro do agronegócio,” destacou Fernando Portilho, sócio e coordenador de Sustentabilidade na RP Consultoria de Comunicação, parceira do Projeto AGORA na organização do TOP Etanol.
Para um dos autores do documento premiado, Bernardo Rudorff, o TOP Etanol abriu portas. “O Prêmio trouxe visibilidade. O fato de o artigo ter sido vencedor já foi uma clara sinalização de que ele trazia uma contribuição científica, e apresentava resultados relevantes em questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental e previsão de safra,” afirmou. “Ficamos muito felizes com esse novo prêmio, pois a competição é em nível mundial e a concorrência nessa área não é nada fácil,” acrescentou Rudorff.
5º TOP Etanol – Inscrições até o dia 14/03
Fotógrafos, jornalistas, acadêmicos e responsáveis por inovações tecnológicas têm até a próxima sexta-feira, 14 de março de 2014, para inscrever seus trabalhos no 5º Prêmio TOP Etanol. Os candidatos devem destacar em seus projetos aspectos da atualidade do setor sucroenergético e sua estreita ligação com o meio ambiente.
Mais informações pelo site: http://www.projetoagora.com.br/premiotopetanol/