25 de março de 2010

undefinedA Coca-Cola Brasil anunciou, nesta quinta-feira (25/03), o lançamento de garrafas PET produzidas com 30% de etanol derivado de cana-de-açúcar. O Brasil é o primeiro país da América Latina a comercializar as embalagens feitas com bioplástico. Na avaliação da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), a decisão da Coca-Cola em utilizar garrafas PET de etanol é um importante e decisivo avanço para a indústria de biocombustíveis no País.

“Trata-se de um notável exemplo de inovação tecnológica e de eco-eficiência, além de abrir um importante e crescente mercado para o etanol brasileiro,” enfatizou Marcos Jank, presidente da UNICA, durante o evento de lançamento da iniciativa realizado hoje no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro (RJ).

A chamada “PlantBottle”, garrafa de origem vegetal, substitui 30%  de sua matéria-prima de origem fóssil, o petróleo, por etanol. “Os plásticos fabricados com insumos obtidos de fontes renováveis, frequentemente chamados de bioplásticos, apresentam duas vantagens relevantes: economizam recursos fósseis e contribuem para a mitigação dos gases de efeito estufa,” explica Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA.

De acordo com um levantamento realizado pela UNICA, a produção de cada lote de 10 milhões de “PlantBottle”, com capacidade para dois litros, representa uma redução de aproximadamente 550 toneladas de gás carbônico (CO2), principal causador do efeito estufa. Por esta estimativa, essa redução equivale ao que seria possível absorver da atmosfera, em um ano, com o plantio de 78.540 árvores nativas.

“A ‘PlantBottle´ fará parte de um mercado em expansão para os bioplásticos, que deverá representar em poucos anos uma demanda por etanol superior a 1,5 bilhão de litros/ano. Trata-se, portanto, de um novo e importante mercado, com potencial para gerar mais de 18 mil empregos no setor sucroenergético,” prevê Jank. Segundo ele, caso o Brasil venha a se tornar uma plataforma mundial para a produção da matéria-prima, essas cifras podem ser maiores ainda.

A nova garrafa começará a ser comercializada em abril, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 500ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre.

Além do presidente da UNICA,  o evento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa; do vice-presidente de Técnica e Logís

Publicações Recentes

Veja Também

Aspectos ambientais da cana são temas de publicação bioenergéticas

Aspectos ambientais da cana são temas de publicação bioenergéticas

O crescimento significativo da população mundial, que deverá chegar a nove bilhões de pessoas em 2050, vai elevar fortemente a demanda por alimentos e energia, mas a demanda global por energia deve aumentar ainda mais rapidamente. Dados da Agência Internacional de Energia apontam que a demanda energética global deve crescer 50% até 2035, caso

ler mais
Aspectos ambientais da cana são temas de publicação bioenergéticas

Para UNICA, Frente Parlamentar será vital para conscientizar o País

Apesar de diretamente prejudicada pela ausência de políticas públicas adequadas e por interferências no mercado de combustíveis que distorcem os preços e prejudicam a competitividade do etanol, a cadeia produtiva da cana-de-açúcar vem fazendo sua parte, investindo pesadamente para ganhar eficiência e produtividade, a ponto de atingir uma safra

ler mais
Aspectos ambientais da cana são temas de publicação bioenergéticas

Avanço da Novozymes para fabricar etanol de celulose abre fronteira

Os esforços da maior produtora de enzimas industriais do mundo, a Novozymes, para fabricação de etanol celulósico representam um forte estimulo à internacionalização do uso do etanol e sua consolidação como commodity energética, avalia a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). No início de fevereiro de 2010, a Novozyme

ler mais