fbpx

A instabilidade como fator positivo de mercado

4 de maio de 2005

“Instabilidade sim, e daí?” Com essa pergunta, o presidente da UNICA, Eduardo Pereira de Carvalho iniciou sua apresentação, em 04/05, no Seminário Internacional de “Açúcar e Etanol: uma combinação mágica para o futuro” promovido pela Internacional Sugar Organization (ISO) em parceria com a Datagro.

 

Carvalho, na verdade, respondeu a indagação sobre se a questão da crescente predominância brasileira nos mercados de açúcar poderia provocar mais instabilidade nos mercados. O presidente da entidade destacou que a instabilidade não vem do Brasil, mas é fruto de um mercado menos regulado. Nesse caso, a instabilidade é sinal de crescimento, enquanto a estabilidade indica estagnação.

 

O presidente mostrou dados de como o setor sucroalcooleiro brasileiro se recuperou depois de sua desregulamentação tornando-se exemplo de superação do problema. Carvalho participou do painel “Reformas dos Regimes Açúucareiros – moldando o futuro”, que contou com Peter Baron, diretor executivo da ISO, como moderador, Russel Mildon, subcomissário da União Europeia e Richard Pasco, conselheiro da Associação dos Consumidores de Edulcorantes.

 

Os outros painéis foram “Açúcar e Obesidade”, “Diversificação como estratégia de Desenvolvimento”  e “Como a indústria do petróleo: o etanol como complemento da gasolina e ao petróleo”