fbpx

Ações do Projeto AGORA marcam presença no Portal Goiás+20

26 de junho de 2012

Aproveitando a boa repercussão que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) gerou para diversos projetos socioambientais brasileiros, o governo de Goiás (GO) desenvolveu seu próprio portal de sustentabilidade, o Goiás+20, que destacou 26 iniciativas neste sentido, entre elas o Projeto AGORA, a principal ação de marketing e comunicação integrada do setor sucroenergético nacional. O portal foi uma das atrações do estande do governo goiano na Rio+20, instalado na área conhecida como “Parque dos Atletas”, destinada a autoridades que representaram seus países nas discussões oficiais.

“O AGORA não poderia ficar fora dessa ferramenta digital. Nela é possível visualizar as propostas, objetivos e resultados obtidos,” explica André Rocha, presidente do Sindicato da Fabricação de Etanol e Açúcar do Estado de Goiás (Sifaeg/Sifaçúcar), uma das entidades e empresas que compõe o AGORA. O executivo observa que a seção dedicada ao AGORA “destaca a bioeletricidade, apresentando vídeos que ressaltam a estratégica contribuição do setor sucroenergético ao Brasil na área da geração de energia elétrica limpa e renovável.” São dois filmes produzidos pelo AGORA, uma versão longa e outra resumida, em que renomados especialistas em energia e sustentabilidade do País discutem os rumos da política energética nacional.

Criado para promover a cooperação entre governo, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e empresas privadas na construção de políticas voltadas para o meio ambiente, o Goiás+20 possibilita o acompanhamento de projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável no Estado. A plataforma Goiás+20 divide-se em três sub-portais: “o que fizemos”, “o que estamos fazendo” e “Eco oportunidades.”

Desenvolvida em princípio apenas para a Rio+20, a ferramenta permanecerá no ar após a Conferência, encerrada na sexta-feira (22/06). “O intuito depois do evento é usar a plataforma como política pública para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis,” afirma Andrea Vecci, superintendente executiva da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) de Goiás.