4 de dezembro de 2007

Os projetos de geração de energia através da biomassa de cana ou de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) são fundamentais para a segurança energética do País até 2012, quando está prevista a conclusão das usinas do Rio Madeira, afirmou o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, em matéria publicada pelo jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, em 1º de dezembro. Segundo Chipp, o próximo ano seguirá sem problemas, mas a partir de 2009 o sistema necessitará de incremento. “Em 2009, não deve ocorrer problema e agilizar os projetos de biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas será melhor ainda porque haverá maior garantia”, disse. O diretor do ONS disse que em breve poderá ocorrer um leilão de energia de biomassa, e que os marcos regulatórios avançam neste sentido.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Evento no Alabama apresenta o etanol como combustível econômico

Evento no Alabama apresenta o etanol como combustível econômico

Consumidor americano abastecendo o veículo com etanolEm meio às preparações para a primeira corrida da Fórmula Indy no estado do Alabama (EUA), realizada no dia 11 de abril, os donos de veículos flex da cidade de Birmingham, a maior do estado, tiveram a oportunidade de encher seus tanques com E85 (85% de etanol misturado à gasolina)

ler mais
Evento no Alabama apresenta o etanol como combustível econômico

Homenagem a produtor rural conquista carnaval no RJ

Um enredo envolvente exaltando o agricultor brasileiro e alegorias com personagens típicos do campo foram os ingredientes que fizeram da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel a campeã de 2013 na Marquês de Sapucaí. O terceiro título da agremiação no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro veio com apoio da Basf, uma das principais multina

ler mais
Evento no Alabama apresenta o etanol como combustível econômico

Contratos de etanol avançam na BM&F e ajudam na internacionalização

Menos de nove meses após sua concepção, os contratos futuros de etanol hidratado negociados na BM&FBovespa dão sinais de vigor. Em fevereiro foram transacionados 6.130 contatos, quase o dobro do apurado em janeiro (3.221 contratos). Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o avanço gradativo desta opção de seguro (hedge) para agent

ler mais