fbpx

Começa a Conferência de Biocombustíveis

0
4 de julho de 2007

Nos dias 5 e 6 de junho, será realizada a Conferência Internacional de Biocombustíveis em Bruxelas, Bélgica. Organizada pela União Européia, a conferência trará palestrantes de quatro continentes para discutir os rumos dos biocombustíveis.

O Brasil será representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. O presidente da Unica, Marcos S. Jank, participará como panelista da sessão “Meio Ambiente e Biocombustíveis: riscos e benefícios da produção e do uso”, no dia 5. Esse painel será mediado por Claude Mandil, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia e contará, ainda, com o comissário europeu para o Meio Ambiente, Stavros Dimas; o vice-ministro da Agricultura da Alemanha, Gert Lindemann; o executivo-chefe do Conselho de Óleo de Palma das Malásia, Yusof Basiron, entre outros.

A sessão “Políticas de Biocombustíveis na Europa e em outros países”, no primeiro dia, terá como panelistas o vice-presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Zhang Guobao; o ministro de Recursos Minerais e Energia da Indonésia, Purnomo Yusgiantoro; o ministro de Energia de Moçambique, Salvador Namburete; o embaxador dos Estados Unidos na União Européia, C. Boyden Gray; e o secretário de Agricultura da Argentina, Javier Urquiza.

Na sessão “Desenvolvimento Internacional no Comércio de Biocombustíveis”, participarão, além de Celso Amorim, o comissário europeu do Comércio, Peter Mandelson; o ministrro de Energia Renovável da Índia, Vilas Muttemwar; e o vice-primeiro ministro para Eneregia e Transporte da Ucrânia, Andriy Kliuiev. Haverá, também, declarações do presidente Lula; do presidente do Conselho Europeu e primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates; e do presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso.

No segundo dia, está programada a sessão “Biocombustíveis e Países em Desenvolvimento”, que contará com o ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, Carlos Morales Troncoso; e o diretor-geral assistente da FAO, Alexander Müller, entre outros. Também será realizado o painel “Atividades de Pesquisas Correntes e Futuras de Biocombustíveis na Europa e no Exterior”.