fbpx

Compromisso Nacional é prorrogado em cerimônia no Planalto

15 de junho de 2012

Pedro Parente, presidente do Conselho Deliberativo da UNICA discursa em evento realizado na capital federalA prorrogação do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar até 30 de abril de 2013 reflete o avanço das relações de trabalho existentes no setor sucroenergético. Este é o pensamento do diretor técnico e presidente interino da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, que ao lado de lideranças sindicais e representantes do Governo Federal, assinou a extensão do Compromisso Nacional na quinta-feira (14/06), durante solenidade que teve a participação da presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília.

“O Compromisso Nacional, criado em 2009, tem produzido resultados positivos e um diálogo exemplar entre empresas, trabalhadores e o governo,” afirmou o diretor técnico e presidente interino da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues. A assinatura do documento fez parte de uma cerimônia de entrega de 169 Selos de “Empresa Compromissada” às usinas que aderiram ao Compromisso e já foram verificadas por auditorias independentes para comprovar o cumprimento das condições estabelecidas no acordo tripartite. No total, 255 usinas já aderiram ao acordo e gradativamente, todas serão auditadas. A expectativa é de que o número de adesões continue crescendo e atinja a grande maioria das usinas em atividade no País.

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff ressaltou que, atualmente, a indústria da cana tem uma das melhores relações de trabalho no campo. “Neste ato, no momento de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), estamos, de fato, demonstrando que o conceito de crescer, incluir e proteger está sendo concretizado pelo setor sucroenergético,” avaliou.

Além da UNICA, a assinatura do documento que estende por mais um ano o Compromisso Nacional teve a participação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético, Luiz Custódio Cotta Martins; do presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), Élio Neves; e do diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antonio Lucas Filho.

Antes da assinatura oficializando a extensão do Compromisso, os certificados das 169 usinas foram entregues em cerimônia separada conduzida pelo ministro Gilberto Carvalho, com a presença do secretário Executivo do Ministério do Trabalho, Carlos Antônio Sasse, representando o ministro Interino do Trabalho, Paulo Roberto Santos Pinto, e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que participaram da entreg dos certificados. Também acompanharam a entrega Antonio de Padua Rodrigues representando a UNICA; o coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético, Luiz Custódio Cotta Martins; o presidente da Feraesp, Elio Neves; e o diretor da Contag, Antônio Lucas Filho.