Pedro Parente, presidente do Conselho Deliberativo da UNICA discursa em evento realizado na capital federalA prorrogação do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar até 30 de abril de 2013 reflete o avanço das relações de trabalho existentes no setor sucroenergético. Este é o pensamento do diretor técnico e presidente interino da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua Rodrigues, que ao lado de lideranças sindicais e representantes do Governo Federal, assinou a extensão do Compromisso Nacional na quinta-feira (14/06), durante solenidade que teve a participação da presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília.
“O Compromisso Nacional, criado em 2009, tem produzido resultados positivos e um diálogo exemplar entre empresas, trabalhadores e o governo,” afirmou o diretor técnico e presidente interino da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues. A assinatura do documento fez parte de uma cerimônia de entrega de 169 Selos de “Empresa Compromissada” às usinas que aderiram ao Compromisso e já foram verificadas por auditorias independentes para comprovar o cumprimento das condições estabelecidas no acordo tripartite. No total, 255 usinas já aderiram ao acordo e gradativamente, todas serão auditadas. A expectativa é de que o número de adesões continue crescendo e atinja a grande maioria das usinas em atividade no País.
Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff ressaltou que, atualmente, a indústria da cana tem uma das melhores relações de trabalho no campo. “Neste ato, no momento de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), estamos, de fato, demonstrando que o conceito de crescer, incluir e proteger está sendo concretizado pelo setor sucroenergético,” avaliou.
Além da UNICA, a assinatura do documento que estende por mais um ano o Compromisso Nacional teve a participação do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético, Luiz Custódio Cotta Martins; do presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), Élio Neves; e do diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antonio Lucas Filho.
Antes da assinatura oficializando a extensão do Compromisso, os certificados das 169 usinas foram entregues em cerimônia separada conduzida pelo ministro Gilberto Carvalho, com a presença do secretário Executivo do Ministério do Trabalho, Carlos Antônio Sasse, representando o ministro Interino do Trabalho, Paulo Roberto Santos Pinto, e do advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, que participaram da entreg dos certificados. Também acompanharam a entrega Antonio de Padua Rodrigues representando a UNICA; o coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético, Luiz Custódio Cotta Martins; o presidente da Feraesp, Elio Neves; e o diretor da Contag, Antônio Lucas Filho.