undefinedTrabalhadores rurais que atuam no corte manual da cana-de-açúcar na região de Presidente Prudente (SP) iniciaram na terça-feira (23/02) os cursos de treinamento para motorista canavieiro e operador de colhedora. A iniciativa faz parte do Projeto RenovAção, a maior ação de requalificação profissional já realizada no setor sucroenergético nacional, desenvolvida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp). O Projeto tem patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case IH e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“Com o crescente processo de mecanização da lavoura da cana, o objetivo do projeto é preparar estes trabalhadores para que possam desempenhar outras funções, dentro ou fora do segmento canavieiro,” destacou Iza Barbosa, consultora em responsabilidade social corporativa da UNICA.
Os cursos serão ministrados na Usina Alcídia, pertencente ao grupo ETH e associada da UNICA. Além dos funcionários da Alcídia, também participam dos cursos trabalhadores das unidades da Cosan, Água Bonita, Benalcool, Mundial e Univalem, somando 80 pessoas no total.
Representantes dos organizadores, patrocinadores e sindicatos participaram da solenidade de abertura na terça-feira. Na oportunidade, foi destacada a importância do Projeto para manter a empregabilidade no setor sucroenergético, em discursos de Rubens Germano, da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp); Ricardo Fonssati, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Vitório José Bredariol, diretor da ETH; e Iza Barbosa, da UNICA. Dados da entidade mostram que o setor emprega mais de 800 mil pessoas diretamente em todo o País.
O lançamento oficial do Projeto RenovAção ocorreu no dia 22 de fevereiro, em Ribeirão Preto, e teve a presença de mais de 200 trabalhadores, sindicalistas e representantes de empresas e associações que compõem o setor