Dois dos principais conselhos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) agora tem a participação da presidente executiva da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina. Ela recebeu e aceitou os convites para participar dos conselhos superiores do Agronegócio (COSAG) e de Economia (COSEC).
Para Farina, as participações prestigiam e valorizam sua atuação à frente da UNICA. “Estou honrada com a oportunidade de atuar nas discussões destes órgãos tão estratégicos da Fiesp, maior associação de classe da indústria brasileira. A participação só acrescenta ao meu trabalho na UNICA,” afirmou a executiva, que iniciou suas atividades nos dois conselhos da Fiesp em maio.
Coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS), o COSAG tem como objetivo debater, realizar estudos e propor políticas na área do agronegócio, promovendo interação das entidades ligadas ao tema. Com reuniões mensais, o atual Conselho possui quase 150 participantes, entre eles o diretor Técnico e o diretor Executivo da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues e Eduardo Leão de Sousa.
Já o COSEC, presidido pelo ex-ministro da Fazenda nos governos Costa e Silva e Médici, Antonio Delfim Netto, tem a meta de promover a interação das entidades da indústria com o tema econômico. Com uma reunião por mês, o grupo técnico reúne cerca de 60 executivos de diversos setores.
O consultor da UNICA de Emissões e Tecnologia, Alfred Szwarc também foi convidado pela FIESP para unir seus conhecimentos aos de diversos profissionais de destaque, já atuantes na diretoria do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da entidade. “Trocar experiências é algo sempre gratificante. Fiquei lisonjeado com o convite, que de fato é um reconhecimento à minha atuação na UNICA,” destacou.
Tendo como responsável Nelson Pereira dos Reis, o DMA cria ações estratégicas e institucionais destinadas a subsidiar a tomada de decisão em questões ligadas ao meio ambiente. O departamento possui divisões estratégicas que atuam nas áreas de licenciamento ambiental, mudanças climáticas, recursos hídricos e resíduos industriais e tecnologia ambiental.
O objetivo de Szwarc é inserir temas do interesse do setor sucroenergético nas discussões desses grupos de trabalho. “Será certamente uma participação enriquecedora,” avaliou.