24 de abril de 2008

Tendo base em temas como o uso da água, poluentes e resíduos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) pretende fomentar pesquisas para determinar mecanismos de produção mais limpa na agroindústria.


Com o intuito de reunir pesquisadores e especialistas de vários setores para compartilhar conhecimentos para a pesquisa da Fapesp, a Universidade de Campinas (UNICAMP) e o Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO).realizaram o workshop “Aspectos Ambientais da Cadeia do Etanol da Cana-de-Açúcar”.


O evento, que aconteceu na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) no dia 16/04/08, teve como representantes do setor sucroalcooleiro a UNICA, por meio de seu consultor de emissões e tecnologia Alfred Szwarc, e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Governo da Dinamarca quer saber mais sobre processo produtivo da cana no Brasil

Governo da Dinamarca quer saber mais sobre processo produtivo da cana no Brasil

Os dinamarqueses querem obter mais informações sobre o processo de produção de combustível renovável a partir da cana-de-açúcar. Foi esse interesse que motivou a visita à sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar  (UNICA) nesta quinta-feira (10/09), de uma delegação daquele país liderada pelo ministro do Meio Ambiente, Troels Lund Poulsen.

ler mais
Governo da Dinamarca quer saber mais sobre processo produtivo da cana no Brasil

UNICA: venda de veículos flex no Brasil cresce 13,9% em 2009

As vendas de veículos flex representaram 92,3% do total vendido em 2009, atingindo uma cifra recorde de 2,652 milhões de unidades – crescimento de 13,9% em relação aos 2,329 milhões vendidos em 2008, de acordo com informações divulgadas pela Associação Nacional Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e compiladas pela

ler mais