O trabalho institucional desenvolvido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) na promoção do etanol brasileiro no mercado internacional é citado como referência positiva no livro “Relações Governamentais & Lobby”, lançado em julho deste ano. Escrito pelo consultor e especialista em estratégias de relacionamento com governos, Gilberto Galan, e lançado pelo braço editorial da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a publicação de 174 páginas destaca o papel decisivo das duas entidades na queda de barreiras contra a importação do produto brasileiro pelos Estados Unidos (EUA).
O trecho que trata do livre acesso do etanol de cana ao mercado americano após mais de 30 anos de protecionismo está na página 121: (…) Uma iniciativa interessante a se destacar é a UNICA, que atuou com sucesso em Washington, junto com um órgão do governo federal brasileiro, a Apex, na remoção de barreiras à exportação do etanol aos EUA. Foram usadas quase todas as ferramentas por nós recomendadas nos capítulos anteriores (papers, seminários aqui e no exterior, lobby, representação física com escritórios em Washington, etc.) com vistas a posicionar o produto – não só na capital americana, mas também em Bruxelas (EU) – como combustível renovável e de baixo carbono (…).
Nos EUA, o resultado do esforço realizado pela Apex-Brasil e UNICA desde 2007 foi finalmente alcançado no final de dezembro de 2011, quando o Congresso americano não renovou os subsídios domésticos concedidos à indústria de etanol de milho ou a cobrança da tarifa de US$ 0,54 que incidia sobre cada galão (3.78 litros) do biocombustível brasileiro importado. Na União Europeia (UE), o trabalho em favor do setor sucroenergético brasileiro permanece concentrado no processo de implementação da Diretiva Européia para Promoção de Energias Renováveis (RED), que estabelece 2020 como prazo final para a redução de 20% das emissões de GEEs na matriz energética européia, com o uso de 10% de fontes renováveis no segmento de transportes.
Em cinco anos, como parte da parceria com a Apex-Brasil, a UNICA participou de diversos congressos, feiras e seminários ao redor do mundo para disseminar informações sobre a produção e o uso do etanol no Brasil. Ao todo foram 166 palestras, 30 visitas a formadores de opinião e 26 eventos em que a UNICA participou como expositora.
Lobby com ética
O diretor-geral da Aberje e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Paulo Nassar, acredita que a atuação transparente de grupos da iniciativa privada junto a órgãos legisladores é fundamental para o surgimento de políticas públicas equilibradas, que favoreçam a sociedade como um todo. “Por meio do lobby feito de maneira correta, diferentes setores produtivos podem participar do processo estatal de tomada de decisões, assegurando as melhores condições de desenvolvimento econômico, político e social,” avalia Nassar.
Na opinião do diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, o livro “Relações Governamentais & Lobby” desconstrói a falsa imagem associada ao lobby no Brasil, onde a atividade é pejorativamente associada à corrupção e ao tráfico de influência. “O Brasil produz o biocombustível mais sustentável do mundo, que reduz em até 90% a emissão de gases de efeito estufa (GEEs) comparado com a gasolina. Se temos uma tecnologia capaz de gerar inúmeros ganhos para a população e para o meio ambiente, não há motivo para não trabalhar para disseminar essa realidade, inclusive em outros países, por meio de ações de comunicação” enfatiza.
O atual presidente da consultoria Galan&Associados e autor do livro lançado pela Aberje, Gilberto Galan, explica que a ideia de produzir o livro amadureceu quando ficou claro que havia uma lacuna editorial a ser preenchida. “Essa lacuna é reforçada pela carência de cursos de formação de profissionais no Brasil, em todos os níveis. O que ensinamos e discutimos no livro e nos cursos que ministramos na Aberje e na Escola Superior de Propaganda e Marketing refere-se ao lobby ético, profissional, transparente e sério,” afirma o experiente executivo, que tem passagens por multinacionais como Hewlett-Packard, Philip Morris e Citigroup.
O livro “Relações Governamentais & Lobby” pode ser adquirido no site da Aberje por meio da ferramenta de compra online Pag Seguro, ou na Livraria Cultura em São Paulo.