undefinedApesar dos valores envolvidos na transação não terem sido revelados, a aquisição de 50,8% do Grupo Equipav pela principal refinadora de açúcar da Índia, a Shree Renuka Sugars, é o maior investimento já feito no Brasil por uma empresa indiana. A informação foi confirmada pelo diretor geral da empresa, Narendra Murkumbi, durante visita ao presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, na sede da entidade, na quinta-feira (18/03).
Considerada uma das maiores refinadoras de açúcar do mundo, a Shree Renuka quer trazer mais visibilidade para o etanol da Índia, segundo Murkumbi: “A lei requer mistura de 20% de etanol à gasolina até 2017, mas ainda usamos apenas 5% de etanol, que produzimos a partir do melaço,” afirmou.
“Estamos satisfeitos por ver uma empresa sólida e tradicional, como a Shree Renuka, agora fazendo parte da indústria brasileira de cana-de-açúcar. É mais um acréscimo de qualidade a esta indústria em expansão,” afirmou Jank após a visita.
Murkumbi comentou que a Índia está bem posicionada para examinar a possibilidade de expandir seu consumo de etanol para aumentar a segurança energética e diminuir emissões de C02. “A Índia importa 83% de seu combustível líquido,” disse.
O executivo da refinaria indiana visitou a UNICA acompanhado do chefe de estratégia e planejamento da Shree Ranuka, Gautam Watve e do gerente geral da subsidiária brasileira, Renuka do Brasil, Fabiano Costa. Além de Marcos Jank, o grupo foi recebido pelo diretor de comunicação corporativa da UNICA, Adhemar Altieri e pelo assessor de meio ambiente, Luiz Fernando do Amaral.