Presente no Brasil com veículos importados da China desde 2009, a montadora Chery confirmou que pretende instalar uma fábrica de motores em solo brasileiro. A estrutura será construída em Jacareí, no interior de São Paulo, perto do local onde já está sendo implantada a unidade de fabricação de veículos da marca.
O objetivo da Chery é produzir os motores 1.0 turbo e 1.5, ambos bicombustível. O 1.0, desenvolvido em parceria com a Magneti Marelli, equipará o modelo compacto QQ, que será fabricado no Brasil a partir de 2015. Já o 1.5, com tecnologia bicombustível da Delphi, estará no modelo Celer, primeiro a sair da linha de produção após a inauguração da fábrica, prevista para julho de 2014.
De acordo com o consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, a utilização da tecnologia Flex pela Chery capacita a montadora no campo do uso do etanol. “É um passo que poderá ter repercussões positivas futuramente, caso a China venha a ampliar o uso do biocombustível,” explicou.
Szwarc enfatiza que a iniciativa também indica o potencial do Inovar-Auto, programa de inovação para o mercado automobilístico lançado pelo Governo Federal, que tem o objetivo de incentivar a produção de veículos com tecnologias mais avançadas e com menor consumo de combustível, mesmo que ainda não totalmente dedicados ao etanol.
A implantação da fábrica de motores da Chery foi confirmada pelo vice-presidente da empresa no Brasil, Luis Curi, durante o Workshop Operações Automotivas realizado em novembro pela revista especializada Automotive Business. “A princípio, nossa ideia era agregar à fábrica de automóveis um centro de pesquisa e desenvolvimento. Com o Inovar, reavaliamos e decidimos trocar o centro pela antecipação da vinda da fábrica de motores, o que ajudaria a adequar ainda mais o projeto às exigências do novo regime automotivo,” disse o executivo.
Ele explicou que o planejamento, inicialmente, é terceirizar as atividades do centro de pesquisa e desenvolvimento para o Brasil, que deverão ser executadas com acompanhamento do centro de P&D da Chery em sua matriz, na China. A nova unidade brasileira receberá aporte de US$ 130 milhões, investimento a ser realizado pela Acteco, a divisão de powertrain do Grupo Chery.