fbpx

Nascar estuda possibilidade de adotar o etanol combustível em 2011

11 de janeiro de 2010

undefinedA National Association for Stock Car Auto Racing (Nascar), entidade que organiza os campeonatos automobilísticos mais populares nos Estados Unidos (EUA), avalia a possibilidade de usar o etanol produzido a partir do milho como combustível oficial em 2011. Segundo publicou o Blog of Tomorrow, a declaração foi feita pelo diretor de marketing da Nascar, Steve Phelps, durante o Fórum North America Motor Sports Business, realizado em dezembro do ano passado, na cidade de Orlando (Flórida).

“Embora ainda não exista uma decisão concreta, a hipótese ajuda a solidificar outra característica marcante do etanol, que além de ser renovável, também é um combustível altamente competitivo”, avalia Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O etanol já é utilizado em uma das principais competições automobilísticas do mundo, a Fórmula Indy, e em alguns campeonatos brasileiros, como o Stock Car, que foi inspirado na Nascar. Realizado na Argentina e no Chile, o Rally Dakar 2010, maior prova off road do mundo, entrou na fase dos combustíveis limpos, estreando a “Categoria Etanol”.

Desde o dia 1° de janeiro, o experiente piloto brasileiro Klever Kolberg está percorrendo as trilhas da prova com uma Mitsubishi Pajero Sport Flex, abastecida com etanol. Acompanhe o desempenho de Kolberg na competição por meio do seu blog Rally Dakar.

Nascar

Criada há 62 anos, as corridas da Nascar são realizadas quase sempre em pistas ovais. A categoria possui três divisões nacionais – Sprint Cup, Nationwide Series e Camping World Truck Series -, além de provas regionais realizadas por todo os EUA. A cidade de Daytona Beach, sede da Nascar, também abriga um dos principais circuitos americanos, o Daytona International Speedway.

Estrelas do automobilismo mundial, como os ex-pilotos de Formula 1, Juan Pablo Montoya e Jacques Villeneuve competem na Nascar. O brasileiro Christian Fittipaldi, sobrinho do bicampeão de F1, Emerson Fittipaldi, disputou algumas provas da categoria em 2002 e 2003.