undefinedA National Association for Stock Car Auto Racing (Nascar), entidade que organiza os campeonatos automobilísticos mais populares nos Estados Unidos (EUA), avalia a possibilidade de usar o etanol produzido a partir do milho como combustível oficial em 2011. Segundo publicou o Blog of Tomorrow, a declaração foi feita pelo diretor de marketing da Nascar, Steve Phelps, durante o Fórum North America Motor Sports Business, realizado em dezembro do ano passado, na cidade de Orlando (Flórida).
“Embora ainda não exista uma decisão concreta, a hipótese ajuda a solidificar outra característica marcante do etanol, que além de ser renovável, também é um combustível altamente competitivo”, avalia Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
O etanol já é utilizado em uma das principais competições automobilísticas do mundo, a Fórmula Indy, e em alguns campeonatos brasileiros, como o Stock Car, que foi inspirado na Nascar. Realizado na Argentina e no Chile, o Rally Dakar 2010, maior prova off road do mundo, entrou na fase dos combustíveis limpos, estreando a “Categoria Etanol”.
Desde o dia 1° de janeiro, o experiente piloto brasileiro Klever Kolberg está percorrendo as trilhas da prova com uma Mitsubishi Pajero Sport Flex, abastecida com etanol. Acompanhe o desempenho de Kolberg na competição por meio do seu blog Rally Dakar.
Nascar
Criada há 62 anos, as corridas da Nascar são realizadas quase sempre em pistas ovais. A categoria possui três divisões nacionais – Sprint Cup, Nationwide Series e Camping World Truck Series -, além de provas regionais realizadas por todo os EUA. A cidade de Daytona Beach, sede da Nascar, também abriga um dos principais circuitos americanos, o Daytona International Speedway.
Estrelas do automobilismo mundial, como os ex-pilotos de Formula 1, Juan Pablo Montoya e Jacques Villeneuve competem na Nascar. O brasileiro Christian Fittipaldi, sobrinho do bicampeão de F1, Emerson Fittipaldi, disputou algumas provas da categoria em 2002 e 2003.