A adesão da Pioneiros Bioenergia à Copersucar S.A., anunciada na terça-feira (20/10/2009), eleva o número de unidades produtoras associadas para 35 e melhora as perspectivas de faturamento da Copersucar para a safra 2009/10. Com a nova associada, que tem capacidade para processar dois milhões de toneladas de cana por ano e produzir 1,8 milhão de toneladas de açúcar e 66 milhões de litros de etanol, a projeção para a atual safra aponta para uma moagem de 79 milhões de toneladas de cana com faturamento pela Copersucar de R$8,5 bilhões, aumento de 61% em relação à safra anterior.
Com a nova associada, a Copersucar contabiliza 35 unidades produtoras localizadas em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Dessas, 13 unidades se associaram nos últimos quatro anos – nove delas resultado da expansão de associadas e quatro fruto de novas adesões, mostrando uma nova dinâmica de crescimento da maior empresa de comercialização de açúcar e etanol do País. Somadas, as associadas da Copersucar foram responsáveis por 13% de todo o açúcar e também 13% do etanol comercializados na região Centro-Sul na safra 2008/2009. As exportações atingiram o equivalente a 14% do açúcar e 23% do etanol comercializado no exterior.
Além da produção de açúcar e etanol, a Pioneiros é uma das mais bem-sucedidas geradoras de bioeletricidade, tendo ampliado suas instalações em 2002 para implantar uma unidade de cogeração e iniciado em 2006 a comercialização de energia elétrica para a Eletrobrás. A energia gerada, de 100 MWh, abastece cerca de 250 mil residências, beneficiando 750 mil pessoas. Com 1.500 colaboradores, a Pioneiros tem práticas modernas de governança e gestão sustentável, baseada no respeito ao meio ambiente e nas relações de trabalho.