16 de agosto de 2013

Um dos principais fóruns de debate sobre o agro brasileiro, a Academia Nacional de Agricultura conta a partir da quinta-feira (15/08) com a participação da presidente Executiva da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Elizabeth Farina. Ela tomou posse em solenidade realizada na sede da Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), entidade mantenedora da Academia.

Na mesma cerimônia, o ex-ministro da Agricultura e atual diretor do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Roberto Rodrigues, tomou posse como presidente da Academia. Também assumiram suas cadeiras José Milton Dallari, diretor da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo (CDHU); Luís Carlos Guedes Pinto, diretor de Seguros do Grupo Segurador do Banco do Brasil e Mapfre e Sergio Franklin Quintella, vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Farina se declarou honrada com o convite e a oportunidade para discutir temas cruciais para o agronegócio brasileiro com renomados especialistas: “É um privilégio fazer parte de um time tão seleto. A Academia, além de ser uma instituição tradicional e respeitada, reúne algumas das mais respeitadas personalidades ligadas ao agronegócio.”

O objetivo de Roberto Rodrigues à frente da associação é transformá-la numa espécie de “chapéu pensador” do agro brasileiro. “Um ambiente acadêmico de discussões que ajudem o setor em todos os temas que hoje são ameaças, como a falta de estratégia articulada, os problemas de acesso a mercados, a necessária sustentabilidade no desenvolvimento, legislações mais contemporâneas, logística e infraestrutura, defesa sanitária e políticas de renda,” explicou o ex-ministro.

Sobre a Academia

Criada em novembro de 2003, a Academia Nacional de Agricultura tem importância estratégica para o setor agrícola brasileiro, já que sua função principal é traçar políticas nacionais para as diferentes áreas do agronegócio, com especial atenção para aspectos ambientais e de pesquisa científica.

Considerado um dos principais centros do pensamento agrário brasileiro, a Academia ostenta, entre seus membros, nomes como o do ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes; do ex-ministro da Fazenda, Antonio Delfim Netto; do diplomata e ex-presidente da Vale, Jório Dauster; do ex-secretário da Agricultura de São Paulo, João Carlos Meirelles; e do ex-ministro do Meio Ambiente, Rubens Ricupero.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Protocolo Agroambiental é apresentado para dirigentes do setor

Geraldo Alckmin confirma presença no Ethanol Summit 2015

A agenda do Ethanol Summit 2015, que acontece nos dias 6 e 7 de julho no Golden Hall do World Trade Center São Paulo, está em fase de conclusão, mas importantes figuras políticas já confirmaram presença, como é o caso do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

ler mais
Protocolo Agroambiental é apresentado para dirigentes do setor

Associadas da UNICA doam energia elétrica para o Hospital de Câncer

Graças à ação solidária promovida por seis empresas sucroenergéticas integrantes do Projeto Energia do Bem, o Hospital de Câncer de Barretos (HCB) terá 35% de suas necessidades anuais por energia elétrica atendidas sem nenhum custo. Em solenidade realizada na sexta-feira (29/09), as empresas São José da Estiva, Ipiranga, Pitangueiras, Viralcoo

ler mais