fbpx

Programa qualificará mais de 2,7 mil trabalhadores rurais no setor sucroalcooleiro

0
31 de julho de 2008


O governo federal, em parceria com entidades de classe, dentre elas a UNICA, implantará o Plano Setorial de Qualificação do Setor Sucroalcooleiro no Estado de São Paulo (PlanSeq), com recursos provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador. O plano pretende recolocar mais de 2,7 mil trabalhadores rurais e das comunidades locais em funções que exijam treinamento profissional.


Para conhecer detalhes do projeto e esclarecerem suas dúvidas, funcionários e representantes de associadas da UNICA se reuniram na sede da entidade, nesta quinta-feira (31/07/08), com o responsável pelo projeto no estado de São Paulo, Marcos Valério de Castro.


“Novos processos produtivos e tecnológicos na indústria e agricultura canavieira, associados ao novo ciclo de expansão da atividade, passam a demandar um maior contingente de trabalhadores e com maior nível de especialização e diversificação”, explicou o diretor-executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa.


Para Leão, programas deste tipo demonstram a sensibilidade do setor público para com a nova realidade do setor e representam uma excelente oportunidade para os trabalhadores. “O PlanSeq é oportuno e vem se somar a inúmeras outras iniciativas individuais que as usinas já vêm implementando nos últimos anos”.


O projeto prevê 160 horas/aula por curso, que serão regionalizadas e ministradas pela União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (UNIESP). O plano destinará 70% das vagas aos trabalhadores das próprias usinas de açúcar e álcool, sendo o restante, 30%, reservado aos trabalhadores da comunidade local, no intuito de suprir a demanda por mão-de-obra.


O início do curso está previsto para este semestre, mas ainda sem data definida. Neste primeiro ano, a expectativa é a qualificação de 2.741 trabalhadores do campo, que assumirão diversas funções, entre as quais caldeiro, soldador, além de operador de moagem e colheitadeira.