fbpx

Projeto RenovAção é premiado em duas categorias no MasterCana

2 de setembro de 2011

(Esq. p/ dir.) Aline Silva, analista de Sustentabilidade e Maria Luiza Barbosa, gerente de Responabilidade Social Corporativa, coordenam o RenovAção pela UNICA (Crédito Cortesia UNICA / Foto Faveco Falcão)O trabalho de requalificação de trabalhadores rurais da cana-de-açúcar realizado pelo Projeto RenovAção foi reconhecido com o Prêmio MasterCana Social Centro-Sul 2011 como melhor iniciativa de responsabilidade socioambiental na categoria “Comunidade,” e a segunda colocada em “Valorização da Diversidade.” A cerimônia de premiação, parte da programação oficial da Fenasucro&Agrocana 2011, foi realizada na segunda-feira (29/08) no Clube Vale do Sol em Sertãozinho (SP). O evento, organizado pelo JornalCana, reuniu cerca de 450 pessoas, com forte participação de representantes de empresas do setor sucroenergético.

“Além de reconhecer o pioneirismo do RenovAção, o premio incentiva o surgimento de novos cursos de requalificação profissional no setor, que precisará cada vez mais de mão-de-obra especializada para acompanhar o desenvolvimento tecnológico,” afirma Maria Luiza Barbosa, gerente de Responsabilidade Social da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Ela lembra que diversas empresas da cadeia produtiva da cana, como ETH e Syngenta, além de entidades regionais como a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), também já realizam projetos semelhantes.

Desde o lançamento dos primeiros cursos do RenovAção em fevereiro de 2010, até agosto de 2011, já foram capacitados 3.500 trabalhadores em seis regiões do estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. São funcionários e ex-funcionários que atuavam no corte manual de cana, atividade que está sendo substituída com o avanço da mecanização nas lavouras. Os ex-cortadores são requalificados para funções como operadores de colhedora, mecânicos e eletricistas de manutenção automotiva.

O projeto é fruto de uma parceria da UNICA com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), com patrocínio das empresas Syngenta, John Deere, com apoio da Fundação Solidaridad, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Serviço Nacional da Indústria (Senai). No final de agosto, a IVECO, divisão de veículos pesados do Grupo FIAT, anunciou sua adesão ao RenovAção em evento realizado no estande da empresa na Fenasucro&Agrocana 2011.

MasterCana 2011

Há 23 anos, o MasterCana reconhece anualmente o mérito daqueles que trabalham pelo desenvolvimento da agroindústria canavieira. O MasterCana Social é focado nas melhores ações de responsabilidade socioambiental conduzidas por usinas e destilarias sucroenergéticas. Este ano, 25 casos concorreram ao premio em dez categorias, com diversas empresas associadas à UNICA selecionadas como finalistas.

Na categoria “Comunidade”, vencida pelo RenovAção, o destaque ficou com o Grupo Nardini, terceiro colocado com o Prêmio Aurélio Nardini – projeto social de incentivo à educação. A usina São Domingos teve o seu Projeto Prato Light reconhecido como a melhor iniciativa em “Qualidade de Vida”. Para ações voltadas à “Educação e Cultura”, foram selecionados os projetos Escola Nota 10, da AdecoAgro, que conquistou o primeiro lugar; Era um vez… Europa, da empresa São José da Estiva, na segunda posição; e Usina do Saber, da unidade São João de Araras, que ficou com a terceira colocação.

A edição Nordeste do MasterCana 2011 será realizada em Recife no dia 20 de outubro. E a premiação nacional acontece em 23 de novembro, em São Paulo.

Abaixo, a relação de vencedores do MasterCana Social

Categoria: Comunidade
1º lugar: UNICA – Projeto RenovAção – Programa de Requalificação de Trabalhadores da Cana-de-Açúcar
2º lugar: Agroserra – Jovens Aprendizes: A Semente do Futuro
3º lugar: Usina Nardini – Prêmio Aurélio Nardini

Categoria: Desenvolvimento Humano
1º lugar: Usinas Itamarati – Programa: Escrevo meu Futuro
2º lugar: Grupo Noble – Programa de Estágio Nota 10
3º lugar: Clealco – Programa Gerando Talentos

Categoria: Sustentabilidade e Meio Ambiente
1º lugar: Usina Guaíra – Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
2º lugar: Jalles Machado – Jalles Machado e o Desenvolvimento Sustentável
3º lugar: Usinas Itamarati – SGA – Sistema de Gestão Ambiental

Categoria: Educação e Cultura
1º lugar: AdecoAgro – Projeto Escola Nota 10
2º lugar: Usina São José da Estiva – Era um vez… Europa
3º lugar: Usina São João – Usina do Saber

Categoria: Qualidade de Vida
1º lugar: Usina São Domingos – Programa Qualidade de Vida – Reeducação Alimentar, Prato Light
2º lugar: Paraíso Bioenergia – PARASAFRA – Esporte e Cultura – Combustíveis que renovam colaboradores antes da próxima safra
3º lugar: Grupo Noble – Programa Gestante Saudável

Categoria: Comunicação e Relacionamento
1º lugar: Clealco – Rádio Clealco
2º lugar: Usinas Itamarati – Comunicação de Mão Dupla
3º lugar: Agrosserra – Ouvidoria – o Canal da Cidadania

Categoria: Saúde Ocupacional
1º lugar: Usina Alvorada – Saúde e Qualidade de Vida Para Todos
2º lugar: Usina Guaíra – Gestão de SST e Aperfeiçoamento Profissional
3º lugar: Agrosserra – Dias Mais Vivos: O Exercício Físico na Promoção e Recuperação da Saúde e Qualidade de Vida

Categoria: Valorização da Diversidade
1º lugar: Usina Santa Isabel – Natação Adaptada
2º lugar: UNICA – Projeto RenovAção – Programa de Requalificação de Trabalhadores da Cana-de-Açúcar

Categoria: Desenvolvimento Humano
Vencedor: Apetit – Programa Chef Mirim

Categoria: Empresa do Ano em Responsabilidade Sócio-Empresarial
Vencedor: Usinas Itamarati
Concorreram:
Agrosserra – 08 casos
Usinas Itamarati – 08 casos
Grupo Noble – 11 casos
Jalles Machado – 05 casos