Em noite de gala que reuniu lideranças do setor sucroenergético nacional no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto, o Projeto AGORA – uma das principais iniciativas de comunicação integrada já realizadas no agronegócio brasileiro, foi reconhecido nesta quinta-feira (02/03) com o prêmio “Destaque em Comunicação e Marketing Sucroenergético.” A comenda foi anunciada durante a cerimônia de encerramento do II Congresso Ribeirão CanaInvest, realizado entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março.
O prêmio foi recebido em nome dos integrantes do AGORA por Luiz Custódio Cotta Martins, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), uma das 10 entidades e 10 empresas ligadas à cadeia produtiva da cana-de-açúcar que participam do Projeto. “Como membros do AGORA ficamos muito satisfeitos com esta homenagem. Creio que o trabalho deve continuar e crescer ainda mais com a entrada de novas empresas. Acredito que o fato do setor se comunicar hoje de uma forma mais eficaz traz benefícios para toda a cadeia produtiva, caso do trabalho com as escolas nos ‘Municipios Canavieros’ e o próprio Prêmio ‘Top Etanol’. Tudo isto agrega muito e é importante,” afirmou Martins, que também é coordenador do Fórum Nacional Sucroenergético.
Uma das principais ações do Projeto AGORA em 2010, as oficinas pedagógicas “Estudo Municípios Canavieiros” impactaram mais de 271 mil estudantes do ensino fundamental em seis estados brasileiros. A iniciativa é voltada a professores dos 7º e 8º anos da rede pública de ensino. Já o Premio Top Etanol, que este ano terá sua segunda edição, vai distribuir mais de R$ 86 mil aos melhores trabalhos acadêmicos, jornalísticos e fotográficos relacionados ao tema “Agroenergia e Meio Ambiente”.
RenovAção
O trabalho do Projeto RenovAção também foi reconhecido com o prêmio “Destaque em Projeto Social”. O trabalho, um dos maiores programas de requalificação profissional já implementados no setor sucroenergético, tem como meta a requalificação de até sete mil trabalhadores por ano para que possam completar a transição do corte manual de cana para outras atividades dentro e fora das usinas.
“No primeiro dia do CanaInvest, apresentamos nosso Relatório de Sustentabilidade e as usinas que aderiram a essa forma de trabalho como modelo de gestão. Hoje temos mais de 70 usinas envolvidas, o que muito nos orgulha. Apresentamos também o RenovAção, e notamos que empresas como ETH, Syngenta e entidades como a Siamig também estão envolvidas na capacitação dos trabalhadores,” afirma Maria Luiza Barbosa, assessora de responsabilidade social corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
O RenovAção é uma parceria da UNICA com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), patrocinado pelas empresas Syngenta, John Deere e Case, com apoio da Fundação Solidaridad, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Serviço Nacional da Indústria (Senai).