O experiente piloto brasileiro Klever Kolberg vai inaugurar em 2010 uma nova categoria da maior competição de rally do mundo, o Rally Dakar, em que será utilizado exclusivamente o etanol como combustível. A equipe de Kolberg terá apoio da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), que foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (02/09/09), em Sertãozinho, interior do estado de São Paulo, durante a XVII Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (Fenasucro).
Kolberg, que pilotará uma Mitsubishi Pajero Sport Flex fabricada no Brasil, participou de entrevista coletiva no stand da UNICA na Fenasucro, seguido de sessão de autógrafos no stand do Projeto AGORA, onde o veículo utilizado para treinamento pela equipe de Kolberg está em exposição. Por mais de duas horas, uma longa fila se formou em frente ao stand organizado pela UNICA. Segundo o gerente de marketing da entidade, Leandro Pampin, além do desejo de conhecer pessoalmente o piloto brasileiro, “o público demonstrou muito interesse em saber mais a respeito do carro que levará o etanol brasileiro a maior competição off road do mundo”.
Apresentado durante o Ethanol Summit em junho deste ano, o Projeto AGORA é uma iniciativa voltada para a integração da cadeia produtiva do etanol e da bioeletricidade em um esforço integrado de comunicação e marketing.
“O esporte sempre esteve alinhado com o mundo empresarial e a questão da sustentabilidade está em pauta há algum tempo. Hoje é muito mais fácil ir a qualquer lugar do mundo, e o Rally Dakar é a prova disto. A questão que se coloca é com qual combustível. Se for uma energia limpa, o planeta agradece,” afirma Kolberg, que também foi o primeiro brasileiro a disputar o Rally Dakar, em 1988, quando o evento era conhecido como Rally Paris-Dakar.
“Estou abrindo mão de uma situação confortável de equipe que tinha antes, consolidada, para este projeto que será importantíssimo para o esporte e para o próprio Dakar, que tem grande penetração mundial. Tenho tido apoio de vários competidores para que a Categoria Etanol solidifique”, acrescenta Kolberg.
Para o presidente da UNICA, Marcos Jank, o apoio à equipe de Kolberg tem significado especial. “O etanol já é utilizado como combustível de uma das principais categorias de automobilismo do mundo, a Fórmula Indy, e está sendo adotado por inúmeras categorias competitivas do Brasil e de vários outros países. É importante ver que essa tendência agora chega também ao Rally Dakar, que sem dúvida é um dos grandes acontecimentos do gênero.”
A escolha do etanol para uma competição reconhecidamente desafiadora como o Dakar faz sentido também do ponto de vista técnico. “Um rally exige que o veículo apresente bom desempenho e tenha a necessária robustez e confiabilidade para encarar a prova até o seu final. São quesitos que hoje a tecnologia flex oferece com vantagens sobre o uso da gasolina ou do diesel e também do ponto de vista da sustentabilidade,” completa o consultor para tecnologia e emissões da UNICA, Alfred Szwarc.
Novo circuito
Em 2010, o Rally Dakar será disputado na Argentina e no Chile, com a largada marcada para o primeiro dia do ano em Buenos Aires. Em 2008, um dia antes do início da edição daquele ano, que partia de Lisboa com término em Dakar, a competição foi cancelada devido a riscos de segurança para as equipes em trechos da Mauritânia, onde quatro turistas franceses haviam sido assassinados. O primeiro Paris-Dakar aconteceu em 26 de dezembro de 1978, e dos 170 participantes que largaram de Paris, apenas 69 cruzaram a linha de chegada em Dakar. O evento reúne pelo menos 500 veículos, entre carros, motos e caminhões.