fbpx

Representantes do setor discutem relações trabalhistas em Campinas

24 de setembro de 2010

Modernizar e aperfeiçoar ainda mais as relações trabalhistas na indústria sucroenergética. Este foi o desafio a que se propuseram dirigentes, executivos, profissionais das áreas de Recursos Humanos, Jurídico e Segurança  de usinas paulistas na sexta-feira (17/09), em Campinas,  no “11° Encontro Estadual de Relações de Trabalhistas na Agroindústria Sucroenergética 2010,” promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Durante a reunião, que lotou o auditório do Centro Empresarial Conceição no centro de Campinas, o presidente da UNICA, Marcos Jank, reforçou os avanços do “Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar”: “Nenhum outro setor de atividade se empenhou tanto e em tão pouco tempo para melhorar as condições de trabalho e minimizar o impacto social do avanço da mecanização sobre o corte manual da cana.  Fomos além da retórica, estamos fazendo acontecer,” pontuou o executivo.

Compromisso Nacional

Lançado em junho de 2009 em Brasília, o Compromisso Nacional estabelece um amplo conjunto de medidas práticas, que envolvem a adoção das melhores práticas trabalhistas já existentes no setor sucroenergético brasileiro. São procedimentos que envolvem as áreas de saúde, segurança, transporte e transparência na aferição e no pagamento do trabalho feito por produção.

Mecanização e Requalificação

Além de coordenar o evento em Campinas, a consultora para Assuntos Trabalhistas da UNICA, Elimara Aparecida Assad Sallum, abordou a questão da mecanização crescente da colheita e o impacto que essa mudança traz para as relações de trabalho. No estado de São Paulo, mais de 60% da colheita de cana já é realizada sem fogo e com a utilização de máquinas. A mecanização elimina a necessidade de queima da palha da cana-de-açúcar, procedimento adotado para facilitar o corte manual.

Para preparar os trabalhadores rurais que ainda atuam no corte manual para outras funções, dentro ou fora do segmento canavieiro, as usinas associadas à UNICA, em parceria com a Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp), lançaram em 2009 o Projeto RenovAção. A iniciativa, patrocinada pelas empresas Syngenta, John Deere e Case IH, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pretende requalificar profissionalmente até sete mil trabalhadores por ano.