fbpx

Setor vai ao Planalto para entrega de selos de boas praticas

13 de junho de 2012

Com a presença da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, sindicalistas e empresários, 169 empresas da indústria da cana-de-açúcar recebem nesta quinta-feira (14/06) o Selo “Empresa Compromissada,” concedido pela Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional. O Selo é entregue a empresas do setor sucroenergético consideradas cumpridoras de todas as práticas empresariais estabelecidas do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das integrantes do Compromisso, será representada no evento pelo presidente de seu Conselho Deliberativo, Pedro Parente. Ele fará um dos discursos antecedendo o pronunciamento final da presidente Dilma Rousseff.

Além das 169 usinas que receberão o Selo, outras 86 já aderiram ao Compromisso e estão em processo de verificação para receber o Selo posteriormente. Empresas do setor continuam aderindo ao Compromisso e a expectativa do setor sucroenergético é de um avanço gradual no número de empresas verificadas, com o total devendo incluir a grande maioria das usinas instaladas no País.

“É um momento muito gratificante, completando mais uma fase no processo iniciado com a assinatura do Compromisso Nacional em 2009, que tem produzido resultados positivos e um diálogo exemplar entre empresas, trabalhadores e o governo,” afirmou o diretor técnico e presidente interino da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.

Para a UNICA, entre os aspectos de grande importância que a entrega do Selo representa está o reconhecimento das melhores práticas trabalhistas que o Compromisso proporciona – práticas que já eram adotadas por empresas do setor sucroenergético. “O Compromisso identificou essas práticas, que em muitos casos vão além do que a lei exige, e estabeleceu essas boas práticas como novo parâmetro para as empresas signatárias. É uma aprimoramento através do reconhecimento do que já vinha sendo bem feito,” acrescentou Rodrigues.

A solenidade de entrega do Selo será realizada no Palácio do Planalto às 11h, com a presença de diversas autoridades do governo federal, representantes das empresas e entidades ligadas ao setor sucroenergético, lideranças sindicais e delegações de trabalhadores de diversas usinas de diferentes estados brasileiros.

Para o ministro Gilberto Carvalho, cujo ministério vem conduzindo as discussões ligadas ao Compromisso, a entrega do Selo “coroa o êxito de um acordo firmado em caráter nacional, e ratifica que é possível evoluir positivamente nos processos de negociação em curso no país”. No dia 30 de maio, o antecessor de Carvalho na pasta, Luiz Dulci, foi homenageado com uma placa comemorativa pelo Projeto AGORA, por seu trabalho na condução do Compromisso Nacional durante o governo Lula. A homenagem aconteceu durante a cerimônia de entrega do 3º Prêmio TOP Etanol, realizado em Brasília pelo Projeto AGORA.

As empresas de auditoria que realizam as verificações das usinas signatárias do Compromisso são: Deloitte Touche Tohmatusu Auditores Independentes; Uhy Moreira Auditores; Audilink & Cia Auditores; KPMG Auditores Independentes e Ernst & Young Terco Auditores Independentes S/S.

A lista completa de empresas detentoras do Selo será disponibilizada nos próximos dias no site da Secretaria-Geral da Presidência da República: www.secretariageral.gov.br.