fbpx

Shell reafirma decisão a favor dos biocombustíveis

21 de maio de 2009

O presidente mundial da Royal Dutch Shell, Jereoen van der Veer, reafirmou, na quinta-feira (07/05/2009), que a empresa planeja concentrar nos biocombustíveis seus investimentos em energias renováveis. “Eu quero que a Shell seja muito grande em um renovável, e será o biocombustível”, disse van der Veer, durante maratona ecológica patrocinada pela Shell com veículos movidos a combustível alternativo, realizada na Alemanha.

Durante o evento, van der Veer fez piada com os veículos elétricos ao dizer que sua tecnologia é uma coisa do passado e requer muita infra-estrutura. “O meu leiteiro já circulava em um carro elétrico faz muitos anos… O que há de novo?”. De acordo com reportagem do International Business Times, o CEO da Shell afirmou ainda que os projetos eólicos e solares não dão lucros que justifiquem investimentos em projetos futuros.

Além dos biocombustíveis, a Shell planeja concentrar suas ações voltadas a energia limpa, no desenvolvimento do processo de captura e armazenamento de CO2 (carbon capture and storage – CCS), enquanto diminui seus investimentos em energias solar e eólica. Em 2008, a Shell anunciou uma parceria com a americana Virent, líder em tecnologias de segunda geração que converte açúcares, inclusive da cana-de-açúcar, em combustíveis e produtos químicos.