Acertar o nome do jogador que marcaria o 54° gol da Copa do Mundo 2010. Este foi o objetivo do concurso promovido pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), que levará o torcedor, Eddy L., da cidade de Nova York, nos Estados Unidos e um acompanhante para assistir o Carnaval do Rio de Janeiro em 2011. Eddy acertou que o 54° gol – referência à tarifa de US$0,54 por galão (3,78 litros) imposta pelos EUA ao etanol importado – seria marcado por Luis Fabiano, durante o jogo do dia 20 de junho, entre Brasil e Costa do Marfim.
“Minha esposa e eu acompanhamos todos os jogos e placares. Sabia que o gol seria marcado no domingo ou na segunda-feira (20 e 21 de junho). Com o final de semana se aproximando, ficamos nervosos e entusiasmados. Escolhi o Luís Fabiano, pois ele foi o primeiro a marcar um gol pelo Brasil na Copa do Mundo, e o minuto 25, a metade do primeiro tempo,” explicou Eddy.
Para participar da promoção, além de prever o time e nome do jogador que marcaria o 54º gol da Copa do Mundo 2010, foi preciso também incluir um palpite do momento do jogo, em minutos, quando o gol seria marcado como um critério de desempate. Eddy não somente acertou o nome do jogador mas também quase adivinhou o tempo em que o gol seria feito, errando por apenas um minuto.
Funcionário da IBM por 30 anos, Eddy L. está aposentado e assina a newsletter da UNICA, onde conheceu a promoção. Atualmente, ele acompanha a indústria de etanol de perto como investidor.
Além das duas passagens aéreas e hospedagem por sete dias e seis noites durante o Carnaval no Rio de Janeiro, em março de 2011, o ganhador receberá dois convites VIP para assistir ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. “Levarei minha esposa Joelle nesta viagem. Ela me ajudou a acompanhar os gols e as partidas, além de também participar com um palpite,” concluiu.
A realização desta promoção aconteceu como parte do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro de 2008. Trata-se de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), para promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.