fbpx

UNICA: venda de veículos flex no Brasil cresce 13,9% em 2009

11 de janeiro de 2010

undefinedAs vendas de veículos flex representaram 92,3% do total vendido em 2009, atingindo uma cifra recorde de 2,652 milhões de unidades – crescimento de 13,9% em relação aos 2,329 milhões vendidos em 2008, de acordo com informações divulgadas pela Associação Nacional Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e compiladas pela União Nacional da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Já as vendas totais de veículos, impulsionadas pela redução do IPI, atingiram números recordes em 2009. O licenciamento de automóveis e veículos leves do Ciclo Otto (movidos a gasolina, etanol e  veículos flex) atingiu 2,874 milhões de unidades em 2009, crescimento de 12,9 % em relação aos 2,546 veículos vendidos no ano anterior.

“É importante observar como os veículos flex vêm se consolidando a cada ano, o que dá ao consumidor a possibilidade de escolher o combustível a ser utilizado em função dos preços e de suas preferências”, avalia Antonio de Padua, Diretor Técnico da UNICA. Segundo ele, esse detalhe é muito importante na atual conjuntura em que a colheita da cana foi severamente prejudicada pelas chuvas, e a oferta de etanol não cresceu na mesma proporção das vendas de veículos.

De acordo com as estimativas da UNICA, a frota atual de veículos flex no País é de 9,4 milhões de unidades, representando 39% da frota total do ciclo Otto. Segundo o Assessor Econômico da Entidade, Luciano Rodrigues, as previsões dos analistas apontam um crescimento das vendas de veículos em torno de 10% para 2010. Se isso ocorrer, deveremos ter uma frota com mais de 12 milhões de veículos flex no Brasil ao final desse ano – cerca de 47% da frota total do ciclo Otto -, o que aumentaria fortemente a demanda potencial por etanol, afirma Rodrigues.

Já em relação às motos flex, em 2009, com o lançamento da Honda CG 150 Titan Mix, foram vendidas mais de 150 mil unidades, apesar da elevada retração no mercado de motocicletas que se observou neste período.