11 de abril de 2017

O protagonismo da bioeletricidade e do etanol produzidos a partir da cana-de-açucar na matriz energética nacional, uma das mais limpas do planeta, e o potencial destes produtos no esforço mundial de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) são destaques em vídeo institucional idealizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Originalmente criado para disseminar, durante a Conferência do Clima (COP21), em Paris, as contribuições da cana para o desenvolvimento sustentável no Brasil, a peça, agora numa versão mais enxuta, explica de forma didática o papel estratégico dos derivados sucroenergéticos para descarbonizar os setores de transporte e elétrico.

Produzido pela empresa DGB Animação, o vídeo, com 2m45s de duração, traz mensagens focadas nos atributos ambientais da cana, 1ª fonte de energia renovável no País e cujo cultivo se dá longe de biomas sensíveis e vegetações nativas.

Em relação ao etanol, o material sublinha o uso de apenas 0,5% das terras agricultáveis do País para produzi-lo (anidro e hidratado). É também focalizado o poder mitigador do biocombustível, emitindo 90% menos CO2 em relação à gasolina que, junto com o diesel, responde por 25% das emissões globais do poluente. Destacam-se, ainda, os novos horizontes tecnológicos do etanol de segunda geração (2G), feito do bagaço e da palha da cana.

O aproveitamento destes dois resíduos na geração de bioeletricidade também é enfatizado. Alguns pontos abordados são a autossuficiência em energia elétrica de todas as usinas brasileiras e a proximidade destas empresas com centros urbanos, facilitando a venda de eletricidade excedente para a rede. Em 2016, a bioeletricidade da cana iluminou 11 milhões de residências.

Assista o vídeo:

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

Consolidação no setor  torna formação profissional fundamental

Consolidação no setor torna formação profissional fundamental

A capacitação constante em gestão para executivos, técnicos e demais profissionais que compõem o setor sucroenergético do Brasil é muito relevante, particularmente com a recente onda de fusões e aquisições, defendeu na sexta-feira (24/09) o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank.

ler mais
Consolidação no setor  torna formação profissional fundamental

Abastecer com álcool é vantagem em 15 estados

Apesar da entressafra da cana-de-açúcar, que tradicionalmente eleva os preços do álcool combustível, está mais vantajoso para os proprietários de carros bicombustíveis abastecerem somente com álcool em 15 estados brasileiros, segundo informações da Agência Nacional de...

ler mais