fbpx

Caixa Econômica Federal inova com crédito para compra de flex

24 de outubro de 2011

undefinedUma linha de crédito lançada em setembro pela Caixa Economica Federal (CEF) para incentivar a compra de automóveis considerados eficientes, deve resultar em um aumento nas vendas de carros flex no mercado nacional. Segundo o consultor em Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, a nova linha, chamada de Crédito Auto Ecoeficiente, reconhece a vantagem dos carros flex em função do alto poder de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa (GEEs) proporcionado pela utilização do etanol. A redução pode superar os 90% na comparação com o uso de gasolina no mesmo veículo.

“A medida da CEF está alinhada aos anseios dos consumidores brasileiros, que buscam um produto ambientalmente correto para sua mobilidade urbana,” afirma o especialista da UNICA. Atualmente os flex já representam 85% das vendas de automóveis leves zero quilômetro comercializados no País, sem contar que cada vez mais as montadoras vêm incorporando este tipo de tecnologia nos segmentos esportivo e luxo.

Roseli da Costa Freitas Maranghetti, gerente Regional de Pessoa Física da Caixa Econômica, ressalta que por meio desta nova linha de crédito a CEF “trabalha em prol da sustentabilidade, incentivando a utilização de tecnologias limpas pelas montadoras”. O financiamento oferece uma taxa de 1,39% ao mês para modelos classificados com menor índice de emissão de GEE no Programa Nota Verde, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para demais veículos, são cobradas alíquotas a partir de 1,69%.

O Programa Nota Verde classifica os veículos entre uma e cinco estrelas, avaliando potência, consumo e tipo de combustível usado. O número máximo de estrelas significa o menor índice de emissão de gases poluentes. Na lista de automóveis ecoeficientes, o consumidor poderá escolher entre diversos carros de grandes fabricantes, dos esportivos aos modelos off-road, com motorização até 2.0.

Lista dos 31 modelos classificados com cinco estrelas no Programa Nota Verde: