(Esq p/ dir.) Cinquecento e Picanto na versão flexO lançamento de versões flex dos modelos Cinquecento e Picanto, fabricados pelas montadoras FIAT e KIA Motors em outros países, reforça a tendência de importação de veículos multicombustíveis como uma estratégia essencial para se vender carros no Brasil. Os primeiros importados flex no mercado nacional foram o Sentra (atualmente produzido no Brasil) e o Tiida, da Nissan, fabricados no México, seguidos pelo Soul, da KIA, fabricado na Coréia.
“Veículos com itens de série completos e que proporcionem economia de combustível e baixa emissão de gás carbônico (CO2) são exigências cada vez mais comuns dos consumidores brasileiros. Ao adquirir modelos importados flex, além de economizar, o proprietário se mostra alinhado com a questão da conscientização ambiental,” afirma Alfred Szwarc, consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). Comparado à gasolina, a utilização de etanol reduz em até 90% a emissão de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.
Dados divulgados mensalmente pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) indicam que cerca de 85% dos veículos leves novos comercializados no País são flex. São 12 montadoras que oferecem mais de 80 modelos desse tipo no mercado, cujos carros multicombustíveis já representam quase 50% da frota nacional, ou mais de 13 milhões de veículos flex rodando pelo País.
Estimativas da UNICA apontam que seguindo esta tendência, em 2020, aproximadamente 86% dos carros de passeio brasileiros serão flex, podendo utilizar gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Cinquecento
Em 150 concessionárias da FIAT espalhadas pelo Brasil, o Cinquecento estará disponível em duas motorizações: 1.4 EVO Flex e o novo 1.4 16V MultiAir a gasolina. O mini italiano terá quatro versões: Sport manual (R$ 62.880), Sport Dualogic (R$ 66.940), Lounge manual (R$ 64.910) e Lounge Dualogic (R$ 68.970).
Todas as opções já trazem de série ar-condicionado, direção, travas e vidros elétricos, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de janela e um para os joelhos do motorista) e freios Anti-lock Braking System (ABS), que possibilitam ao motorista uma frenagem mais segura, evitando a derrapagem do veículo em decorrência do bloqueio das rodas. Também possuem CD player compatível com MP3, sistema multimídia Blue&Me, faróis de neblina, sensor de estacionamento, chave com comando do alarme e rodas de liga leve de 15”. Produzido em Toluca, México, na fábrica da Chrysler, o FIAT Cinquecento, criado em 1957 na Itália, já é comercializado nos Estados Unidos, Canadá e México. Em 2010, foram vendidas mais de 250 mil unidades em todo o mundo.
Picanto
O modelo flex do Picanto 2012, novo compacto da KIA Motors fabricado na Coréia so Sul, está à venda nas 153 concessionárias da montadora instaladas no Brasil desde o final de agosto (22/08) deste ano. Possui versões manual e automática, avaliadas em R$ 34.900 e R$ 39.900, respectivamente. O motor 1.0 de três cilindros tem 12 válvulas e 80 cv de potência.
De série, o Picanto tem air bag, direção elétrica com assistência progressiva, ar-condicionado, sistema de som com CD, MP3, USB e entrada para iPod, travamento remoto das portas, faróis de neblina, rodas de liga leve 14”, retrovisores e vidros elétricos e revestimento em couro no volante. O menor modelo da KIA já comercializado no mercado brasileiro disputará território com o Palio, Uno, Celta, Corsa, Ford Fiesta, Renault Clio, Gol, Citroen C3 e Cinquecento. Serão 1,5 mil unidades do Picanto flex por mês em 2012.