17 de junho de 2008

As constantes críticas à produção de etanol de milho nos Estados Unidos e os problemas agrícolas provocados pelas enchentes no país têm sido alguns dos maiores desafios para os produtores americanos de biocombustíveis.

Devido a estes problemas, o representante-chefe da UNICA na América do Norte, Joel Velasco, sugeriu como alternativa aos americanos a utilização do etanol brasileiro, cuja sustentabilidade tem sido comprovada internacionalmente.

 

 

Na maior conferência de etanol do mundo, a International Fuel Ethanol Workshop & Expo (FEW), em Nashville, Tennessee (EUA), Velasco argumentou que “em um momento em que as críticas contra biocombustíveis estão em alta e que as enchentes desastrosas põem em risco uma parte da produção de milho dos EUA, a expansão sustentável da cana-de-açúcar no Brasil já é fato hoje”.

“Lembrei também que segurança energética não quer dizer viver em uma ilha isolada do mundo e, sim, diversificação para complementar a produção doméstica,” disse Velasco.

O executivo da UNICA falou sobre a produção de etanol no Brasil e do papel histórico do combustível como uma alternativa brasileira à gasolina desde os anos 1970, quando foi lançado o Proálcool. Também abordou o efeito positivo do etanol de cana-de-açúcar na redução dos gases de efeito estufa, especialmente quando comparado à gasolina ou mesmo ao etanol de beterraba e de milho.

Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento, a maioria produtores de etanol. Entre os palestrantes estavam Bob Dinneen, presidente da Renewable Fuels Association (RFA), e Robert Zubrin, autor do livro “Energy Victory”.

O evento, organizado pela BBI International, empresa que se dedica à promoção da indústria de biocombustíveis no mundo, está em sua 24ª edição e reúne diversas companhias mundiais, com espaço para a exibição seus produtos e serviços, entre os dias 16 e 19 de junho.

 

 

Velasco participou do evento dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro deste ano, parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.

 

 

Publicações Recentes

Veja Também

Consumo de etanol no Brasil favorece novos investimentos na indústria automobilística

PAISS Agrícola será tema de painel no Ethanol Summit 2015

Os projetos bem-sucedidos do setor sucroenergético, financiados pelo PAISS agrícola, serão tema de um dos painéis da quinta edição do Ethanol Summit O PAISS Agrícola (Plano de Apoio Conjunto à Inovação Tecnológica Agrícola no Setor Sucroenergético) foi lançado em fevereiro de 2014 pelo Banco

ler mais
Consumo de etanol no Brasil favorece novos investimentos na indústria automobilística

Campanha para promover etanol

O setor sucroalcooleiro ­está desenvolvendo uma campanha publicitária para estimular o consumidor a optar pelo álcool combustível no momento de abastecer o carro. A propaganda, transmitida em canais de televisão e emissoras de rádio, está sendo veiculada nos...

ler mais