fbpx

Feicana/ Feibio 2012 amplia visibilidade do Movimento Mais Etanol

9 de março de 2012

O Movimento Mais Etanol, uma das principais ações do Projeto AGORA em 2012, ganhou mais visibilidade com a participação do AGORA na 10ª edição da Feira de Negócios do Setor de Energia (Feicana/Feibio), um dos eventos de maior representatividade da cadeia sucroenergética no País. Organizada entre os dias 06 e 08 de março na cidade de Araçatuba (SP), a Feira recebeu um público superior a 20 mil pessoas, entre lideranças empresariais, sindicais e formadores de opinião ligados ao agronegócio nacional.

“Considerando o momento vivido pelo setor canavieiro, que precisa dobrar a produção de cana nos próximos oito anos, a disseminação do Movimento Mais Etanol em um evento deste porte é algo muito oportuno,” avalia Maria Luiza Barbosa, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), uma das 11 entidades e oito empresas que compõe o Projeto AGORA.

Lançado em dezembro de 2011 em Brasília, o Movimento Mais Etanol engloba campanhas de esclarecimento e ações junto a formadores de opinião e tomadores de decisão, visando disseminar ações essenciais para que o setor sucroenergético brasileiro volte a crescer. O Movimento também envolve setores-chave da economia para o desenvolvimento da indústria da cana-de-açúcar, como o segmento automotivo, distribuidoras de combustíveis e fornecedores de insumos agrícolas.

A introdução de políticas públicas é um dos principais focos do Movimento para estimular uma retomada no crescimento da oferta de etanol. O investimento na construção de novas usinas (greenfields), a eliminação do PIS-Cofins sobre o etanol hidratado e a unificação em todo o Brasil das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobradas sobre o produto são exemplos dessas medidas.

Feicana/ Feibio

Este ano, cerca de 100 expositores trouxeram para a mostra o que há de mais moderno em tecnologia agrícola e industrial para usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade. O público que compareceu à Feicana/ Feibio também pode acompanhar debates sobre importantes temas para o setor, em seminários organizados pela União dos Produtores de Bioenergia (UDOP

Outra atração foi o Prêmio CanaSauro, que este ano reconheceu 28 personalidades ligadas à indústria da cana, entre elas, o conselheiro da UNICA, Antonio Eduardo Tonielo, que recebeu o troféu Canasauro Rex, principal homenagem da premiação. O evento é uma realização da Agência Safra Eventos com o patrocínio da Transpetro, empresa de transportes da Petrobras, e do Banco do Brasil.