17 de setembro de 2009

A quarta-feira (16/09/2009) foi agitada no stand da  União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) no primeiro dia da Expo Postos 2009. O piloto brasileiro de rally, Klever Kolberg, participou de uma sessão de autógrafos ao lado da Mitsubishi Pajero, que ele utiliza para treinar em competições internacionais. Em 2010, Kolberg estreará uma nova categoria no maior evento off road do mundo, o Rally Dakar, e utilizará pela primeira vez nesse evento o etanol como combustível.

Longa fila para conhecer Kolberg no stand da UNICA O piloto perdeu a conta de quantos autógrafos assinou nas duas horas que esteve no stand: “Acho que foram mais de mil, mas o número não me surpreendeu. O espaço ficou muito bonito, o que chamou a atenção das pessoas”. Segundo ele, eventos como o Expo Postos são uma oportunidade de contato com um público diferenciado. “As pessoas não vêm só pelo autógrafo, elas querem parabenizar a iniciativa do uso de etanol no rally e desejar boa sorte nesta nova etapa da minha carreira.”

Leandro Pampin, gerente de marketing da UNICA, avalia que o primeiro dia do Expo Postos teve três grandes destaques: um carro de Fórmula I da Ferrari, no stand da Shell; um carro de Stock Car, trazido pela Esso; e a Mitsubishi Pajero, no stand da UNICA. “Acredito que a referência de um evento se dá, principalmente, pelo retorno do primeiro dia. Com base na movimentação dos stands e da feira em geral, penso que este evento será um grande sucesso”, acrescentou.

Projeto AGORA

O trabalho do Projeto AGORA também teve destaque na Expo Postos, com distribuição de materiais e novidades sobre o andamento do “Desafio de Mudanças Climáticas”. Trata-se de uma  iniciativa educacional, cujo objetivo é informar professores e estudantes sobre as causas do aquecimento global e formas de combate às mudanças climáticas, incluindo-se o papel das energias renováveis.O AGORA é um projeto conjunto que envolve, além da UNICA, o Itaú-Unibanco, Monsanto, Basf, Dedini, SEW Eurodrive e os sindicatos estaduais dos produtores de açúcar e etanol de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Para Pampin, a presença do Projeto AGORA no evento busca conscientizar proprietários de postos de combustíveis e empresas ligadas a essa atividade sobre os benefícios do etanol no Brasil, particularmente no setor de transportes. “É o primeiro ano que a UNICA participa com stand na Expo Postos. Estamos aqui também para mostrar que além de um combustível limpo e renovável, o etanol é competitivo em situações de alta performance, como o Rally Dakar.”

O evento

Segundo os organizadores da Expo Postos, ao todo serão 20 mil pessoas visitando 140 stands com os últimos lançamentos e inovações do setor. As maiores distribuidoras de combustíveis do País – Ale, Petrobras, Esso, Ipiranga e Shell – participam como exibidores.

Paralelamente está acontecendo o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que reúne lideranças do setor, executivos de associações, presidentes de entidades representativas, membros do governo e especialistas. Este grupo vai debater temas relevantes como mercado, gestão e equipamentos entre outros.

A Expo Postos & Conveniência 2009 é realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviço (Abieps), pela Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis (Fecombustíveis) e pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom).

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

México quer missão técnica da UNICA para discutir etanol

México quer missão técnica da UNICA para discutir etanol

O presidente do México, Felipe Calderón, convidou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) para coordenar uma missão a seu país composta por empresários e técnicos brasileiros. O objetivo é avaliar formas de cooperação para intensificar a produção mexicana de etanol, com o possível envolvimento de empresários brasileiros do setor. A data

ler mais
México quer missão técnica da UNICA para discutir etanol

Biofertilizante aumentará eficiência na adubação dos canaviais

O setor sucroenergético brasileiro pode estar próximo de usufruir dos benefícios da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), método que poderá elevar em no mínimo 15% a absorção de adubo nitrogenado no solo, proporcionando redução de custos e menor emissão de gases de efeito estufa sem perda de produtividade.

ler mais
México quer missão técnica da UNICA para discutir etanol

Conferência Europeia sobre Biomassa recebe propostas de projetos

Instituições educacionais e empresas brasileiras já podem submeter projetos envolvendo inovações tecnológicas, para apresentação durante a 22ª Conferência Europeia sobre Biomassa, programada para o período de 23 a 26 de junho de 2014 em Hamburgo, na Alemanha. Para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), o envolvimento brasileiro é esse

ler mais