Em um esforço conjunto e voluntário, 30 usinas da região Centro-Sul do País já iniciaram operações de moagem de cana-de-açúcar, antecipando o início dos trabalhos na safra 2011/2012. O número foi apurado hoje em levantamento realizado pelo Departamento de Dados e Estatística da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em consulta direta com usinas e sindicatos de todos os estados produtores da região Centro-Sul.
O objetivo da antecipação é acrescentar etanol aos estoques disponíveis para a entressafra, aumentando a margem de segurança para que não haja carência do produto para o consumidor até que a nova safra possa ser deflagrada em todas as usinas. Trata-se de uma precaução adicional, já que as projeções da UNICA continuam indicando que não haverá falta de etanol na atual entressafra.
“Sabíamos que diversas usinas, presenciando os acontecimentos desta entressafra, já haviam decidido antecipar o início da moagem. Nem todas tem essa condição, pois nem sempre há cana disponível para moer com antecedência. Mas percebemos que está havendo um esforço importante para mobilizar recursos e acrescentar produto ao mercado durante este período,” explica o diretor técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues.
Juntas, as 30 usinas que já estão moendo representam 12% de toda a moagem de cana da região Centro-Sul do país, ou cerca de 65 milhões de toneladas anuais. A base desse cálculo é a moagem total estimada para a safra 2010/2011, de 557 milhões de toneladas. Os números finais da safra 2010/2011, assim como a primeira projeção da UNICA para a safra 2011/2012, serão anunciados em coletiva marcada para quinta-feira, dia 31 de março, na sede da entidade.
A tendência, segundo Rodrigues, é que nos próximos dias mais usinas do Centro-Sul também iniciem a moagem com antecedência. “Muitas iniciaram preparativos nesse sentido e a UNICA vai continuar monitorando a situação para avaliar, continuamente, o volume adicional de produto que poderá ser disponibilizado,” concluiu o diretor da UNICA.