Ele é robusto, potente e vem com uma novidade: um motor flex-fuel turbinado. O Buick Regal Turbo Flex é a novidade que a General Motors (GM) dos Estados Unidos guardou para lançar em fevereiro, um automóvel que reforça o avanço da tecnologia dos motores biocombustíveis. Para o consultor de emissões e tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, o modelo otimiza ainda mais a eficiência dos veículos flex ao conciliar potência com menor consumo de combustíveis e, consequentemente, redução nas emissões de gás carbônico (C02).
“Tecnicamente, a indústria nacional poderia fazer o mesmo, obtendo de um motor 1.6 o desempenho semelhante ao de um motor 2.0. Isto com a vantagem de se obter uma economia de combustíveis que pode variar de 10% a 15%,” comenta Szwarc. Segundo o consultor, o modelo seria um grande atrativo no mercado automotivo brasileiro, mas por conta de seu alto custo de produção, “só poderia ser vendido para o segmento de luxo em um primeiro momento.”
O Buick Regal Turbo Flex faz parte da estratégia da GM para que, até o final de 2012, 50% dos carros produzidos pela marca nos Estados Unidos sejam multicombustíveis. Em 15 anos, a montadora já produziu 5 milhões de modelos do tipo naquele país. No Brasil, toda a produção de veículos leves da GM é flex.
O novo modelo, capaz de rodar com gasolina ou E85 (mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina), foi apresentado durante a 16a Conferência Nacional do Etanol (National Ethanol Conference), organizada pela Renewable Fuels Association (RFA) e realizada este ano na cidade de Phoenix, no Arizona, de 20 a 22 de fevereiro. O evento teve a participação do presidente da UNICA, Marcos Jank.