A decisão da Coca-Cola Company de utilizar a embalagem PlantBottle para mais duas das suas marcas de bebidas no mercado americano foi elogiada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), como mais uma prova da crescente gama de novos usos e possíveis produtos à base de etanol de cana-de-açúcar.
De acordo com o anúncio da Coca-Cola (em inglês) no dia 04 de abril, a marca Dasani de água mineral estará disponível em todo o território americano em uma garrafa totalmente reciclável, produzida com 30% de material extraido da cana-de-açúcar. Além disso, a marca de sucos e vitaminas Odwalla também será vendida em garrafas contendo até 100% de materiais de origem vegetal.
“Em março, destacamos a parceria da Heinz com a Coca-Cola, para usar garrafas bio-PET em sua marca de ketchup. Este é um movimento na direção certa e torcemos para que novas empresas e produtoos sigam esse caminho,” enfatizou o presidente da UNICA, Marcos Jank.
A garrafa plástica PlantBottle resulta de um processo de produção que transforma etanol de cana e melaço, um subproduto da produção de açúcar, em um componente para plástico PET. Atualmente as garrafas desse tipo são produzidas utilizando etanol de cana do Brasil, “a única fonte amplamente reconhecida a nível global por seu exclusivo desempenho ambiental e social,” segundo um comunicado da Coca-Cola.
Em 2010, mais de 2,5 bilhões de embalagens PlantBottle – incluindo garrafas da Dasani – foram vendidas pela Coca-Cola em nove países. Este ano, a expectativa é que esse número dobre para mais de cinco bilhões e atinja mais de 15 países.
O lançamento das PlantBottles da Dasani e Odwalla é parte de uma iniciativa em andamento da Coca-Cola para embalagens sustentáveis, dentro do compromisso a longo prazo da companhia de produzir “uma garrafa totalmente reciclável, neutra em termos de emissão de carbono, 100% renovável e de fonte responsável com o meio-ambiente.”
“Nosso objetivo é fazer com que as garrafas de plástico tradicionais passem a ser coisa do passado, e assegurar que toda bebida produzida por nós esteja disponível em embalagens 100% vegetais e totalmente recicláveis,” afirmou Scott Vitters, gerente geral do programa de embalagens PlantBottle da Coca-Cola.