4 de junho de 2010

Emmanuel Desplechin, representante-chefe da UNICA na União Europeia durante o eventoA experiência acumulada ao longo de anos no Brasil sobre a preservação de ecossistemas, simultaneamente ao avanço do agronegócio, foi apresentada na edição de 2010 da Green Week como “um exemplo a ser seguido pela União Europeia”. A sugestão foi feita por Emmanuel Desplechin, representante-chefe da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA) na União Europeia. A Green Week, o maior encontro anual sobre políticas de meio-ambiente da UE, foi realizada de 1 a 4 de junho de 2010 em Bruxelas com o tema ‘Biodiversity – our lifeline’, ou Biodiversidade, nossa garantia de vida.

Regulamentação e o envolvimento do governo

Em sessão no dia 2 de junho, dedicada à busca por ferramentas que possam produzir atividades econômicas neutras com relação à biodiversidade, Desplechin destacou o papel das regulamentações e argumentou que crédito deve ser dado para atividades que reconhecem a necessidade e procuram ferramentas apropriadas para garantir o respeito à biodiversidade, seguindo o exemplo da indústria brasileira de cana-de-açúcar. Também participou do painel o diretor geral de meio-ambiente da Comissão Europeia, K.H. Falkenberg.

“Economias emergentes, em particular o Brasil, podem ajudar a definir políticas públicas para a preservação de vegetação nativa enquanto o agronegócio expande. Os avanços alcançados até agora, por exemplo, com o Zoneamento Agroecológico da cana-de-acúcar, que proíbe a expansão em áreas ricas em biodiversidade e em qualquer tipo de vegetação nativa, são exemplares,” disse Desplechin.

Parcerias são chave para proteger biodiversidade

De acordo com Desplechin, a preservação da biodiversidade já foi integrada às práticas operacionais no Brasil para assegurar a expansão sustentável da indústria. “Inicia-se com o monitoramento, por meio de imagens de satélite para garantir que a produção acontece em áreas apropriadas. Melhores práticas já são utilizadas pelos associados da UNICA, tais como o baixo uso de agroquímicos, controle biológico de pragas e doenças, o uso dos resíduos da produção como fertilizante orgânico, a não irrigação e a redução do uso da água no processo industrial”, explicou.

O envolvimento da UNICA junto ao Better Sugarcane Initiative (BSI) também foi apresentado como motivo de orgulho. Formada por representantes de diversas empresas e entidades ligadas à produção de cana-de-açúcar, o BSI se concentra no aprimoramento contínuo de questões sociais, ambientais e econômicas como a produtividade do solo, uso consciente da água, tratamento da água residual, proteção à biodiversidade e condições de trabalho.

Durante os quatros dias da Green Week, os participantes que visitaram o stand da UNICA obtiveram informações detalhadas sobre a indústria brasileira de cana-de-açúcar e suas contribuições para a mitigação das emissões de gases causadores do efeito estufa e para a segurança energética. Os visitantes também puderam acompanhar todos os passos do processo produtivo da cana-de-açúcar, da elaboração da semente ao produto final, por meio da Usina Virtual, um projeto multimídia interativo que apresenta o processo passo a passo.

A participação da UNICA no evento ocorreu dentro do escopo do projeto Apex-Brasil/UNICA, iniciado em janeiro de 2008. Trata-se de uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O objetivo do projeto Apex-Brasil/UNICA é promover a imagem do etanol brasileiro de cana-de-açúcar como energia limpa e renovável ao redor do mundo.

Publicações Recentes

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

Preço do etanol atinge maior vantagem frente à gasolina desde 2018

O etanol hidratado ampliou sua vantagem competitiva frente à gasolina comum, que chegou ao maior patamar dos últimos oito anos, desde 2018. Em São Paulo, o preço médio do etanol hidratado chegou a R$ 3,70/litro e a gasolina a R$ 6,39/litro na última semana. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Votação pelo nome do senador Rodrigo Pacheco para o TCU

Posicionamento UNICA sobre o E32

Os estudos que embasaram a adoção do E32 foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, sob coordenação do Ministério de Minas e Energia, seguindo metodologia técnica construída no âmbito do Programa Combustível do Futuro, com participação de representantes do governo, da indústria automotiva, da cadeia de combustíveis e da academia.

Veja Também

China busca maior cooperação com o Brasil na produção de etanol

China busca maior cooperação com o Brasil na produção de etanol

Na última semana (11/05), executivos da State Development & Investment Corp (SDIC), uma das maiores empresas de investimentos da China, estiveram na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em São Paulo (SP), buscando dados sobre a indústria sucroenergética brasileira e formas de cooperação entre empresas e entidades dos dois país

ler mais
China busca maior cooperação com o Brasil na produção de etanol

México busca no Brasil conhecimento sobre etanol

Após aprovarem uma legislação destinada a estimular o uso de biocombustíveis no país, os mexicanos estão em busca de conhecimentos sobre o caso de sucesso brasileiro com a utilização de etanol produzido a partir de cana-de-açúcar. Uma delegação do México visitou a...

ler mais