3 de julho de 2019

A comercialização de etanol hidratado combustível pelas distribuidoras seguem em expansão no Brasil. Em maio, atingiram 1,87 bilhão de litros, segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA). O volume representa um crescimento de 3% sobre o mês anterior.

Nesse mesmo período, o consumo de gasolina C (com adição de etanol anidro) diminuiu 2%, para 3,14 bilhões de litros.

Como resultado, a demanda de combustíveis leves (soma das vendas de gasolina e de etanol hidratado, em gasolina equivalente) permaneceu estável no País. Foram 4,45 bilhões de litros comercializados em maio, ante 4,47 bilhões de litros em abril.

Dessa forma, a participação do renovável nesse mercado atingiu 29,4%. Na comparação regional, esse percentual totalizou 10% no Norte-Nordeste e 35,5% na região Centro-Sul. Em Goiás, São Paulo e Mato Grosso, a participação ultrapassou a marca de 50%, ou seja, a venda do biocombustível pelas distribuidoras foi maior do que a de gasolina.

A forte demanda pelo etanol hidratado deriva do seu preço mais competitivo quando comparado ao do seu concorrente, a gasolina. Naqueles três Estados, a relação de preços está abaixo de 70% desde o início de 2019 e, nessas condições, abastecer com o biocombustível é mais vantajoso. Paraná e Minas Gerais também apresentaram paridade abaixo do patamar em maio e, portanto, favorável ao uso de etanol.

No agregado dos cinco primeiros meses do ano, houve um crescimento de 3% do consumo nacional de combustíveis leves. Enquanto o volume da comercialização de etanol hidratado aumentou 37% (9,03 bilhões de litros de janeiro a maio de 2019, contra 6,60 bilhões de litros no acumulado de 2018), as vendas de gasolina caíram mais de 6% (uma queda equivalente a 1 bilhão de litros).

Vale lembrar que comparações isoladas com os valores registrados em maio de 2018 devem ser feitas com cuidado. Naquele mês houve a greve dos caminhoneiros, que terminou em 1º de junho de 2018, e afetou o abastecimento.

Publicações Recentes

Veja Também

FMC é mais nova parceira do Projeto RenovAção

FMC é mais nova parceira do Projeto RenovAção

Uma das maiores fabricantes do mundo de inseticidas, herbicidas e fungicidas para a área agrícola, a FMC
“Participar do Projeto RenovAção é uma grande honra para a FMC, por ser um trabalho totalmente alinhado com o principal objetivo da empresa, que é ser uma grande parceira das usinas, ajudando nossos clientes a produzirem

ler mais
FMC é mais nova parceira do Projeto RenovAção

Tese de doutorado examina negociações agrícolas da União Europeia

Géraldine Kutas discutiu o futuro da Política Agrícola Comum EuropéiaA margem de negociação que a União Européia (UE) observa para negociações agrícolas no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), particularmente após a reforma da política agrícola comum feita entre 2003 e 2009. Este foi o foco da tese de doutorado defendida

ler mais